Última alteração: 28-10-2021
Resumo
O uso de recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia é de suma importância no processo ensino e aprendizagem, uma vez que recursos adequados podem representar instrumentos facilitadores capazes de enriquecer e estimular a vivência diária de estudantes e professores. Apesar de todas as transformações que vêm ocorrendo no mundo do conhecimento e da educação, o cinema ainda é pouco valorizado pela escola, principalmente pelo fato de não ser compreendido por todos os estudantes e professores como estratégia pedagógica séria e planejada. O cinema, cada vez mais, pode ser inserido dentro da sala de aula, para que o docente explore essa metodologia ainda pouco conhecida que, no entanto, quando bem utilizada, gera resultados extraordinários. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo reunir filmes educativos com uso potencial no ensino de Ciências e Biologia, de modo a facilitar o desenvolvimento de aulas de maneira interativa, dinâmica e divertida. As bolsistas e voluntárias do projeto de ensino intitulado “Clube de Ensino de Ciências e Biologia” do IFRS-Câmpus Sertão selecionaram 116 produções audiovisuais com foco em Biologia, a partir de uma “Cinemateca” compilada previamente por participantes do projeto, visando confeccionar um guia para auxiliar educadores e promover uma nova forma de apresentação ou complementação dos conteúdos propostos em sala de aula. As produções selecionadas foram pesquisadas no Youtube e Netflix. Em seguida, foram coletadas informações gerais, incluindo duração e sinopse de cada produção. As escolhas foram realizadas de acordo com a relevância de conteúdo, sendo imprescindível a visualização de todas as obras audiovisuais, para observação e análise de possibilidades de uso por docentes em aulas. Com isso, almejamos contribuir para que a utilização seja proveitosa para o processo de aprendizagem e que seja aderida por docentes da área, ou até mesmo para conhecimento sobre o tema, focando nos componentes curriculares de Ciências e Biologia.