Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Cinemateca - utilização do cinema no Ensino de Ciências e Biologia
Natália Rita Soccol, Maria Regina Lazzari Rigo, Maria Regina Lazzari Rigo, Ângela Helena Peretti, Ângela Helena Peretti, Jeonice Werle Techio, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 28-10-2021

Resumo


O uso de recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia é de suma importância no processo ensino e aprendizagem, uma vez que recursos adequados podem representar instrumentos facilitadores capazes de enriquecer e estimular a vivência diária de estudantes e professores. Apesar de todas as transformações que vêm ocorrendo no mundo do conhecimento e da educação, o cinema ainda é pouco valorizado pela escola, principalmente pelo fato de não ser compreendido por todos os estudantes e professores como estratégia pedagógica séria e planejada. O cinema, cada vez mais, pode ser inserido dentro da sala de aula, para que o docente explore essa metodologia ainda pouco conhecida que, no entanto, quando bem utilizada, gera resultados extraordinários. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo reunir filmes educativos com uso potencial no ensino de Ciências e Biologia, de modo a facilitar o desenvolvimento de aulas de maneira interativa, dinâmica e divertida. As bolsistas e voluntárias do projeto de ensino intitulado “Clube de Ensino de Ciências e Biologia” do IFRS-Câmpus Sertão selecionaram 116 produções audiovisuais com foco em Biologia, a partir de uma “Cinemateca” compilada previamente por participantes do projeto, visando confeccionar um guia para auxiliar educadores e promover uma nova forma de apresentação ou complementação dos conteúdos propostos em sala de aula. As produções selecionadas foram pesquisadas no Youtube e Netflix.  Em seguida, foram  coletadas informações gerais, incluindo duração e sinopse de cada produção. As escolhas foram realizadas de acordo com a relevância de conteúdo, sendo imprescindível a visualização de todas as obras audiovisuais, para observação e análise de possibilidades de uso por docentes em aulas. Com isso, almejamos contribuir para que a utilização seja proveitosa para o processo de aprendizagem e que seja aderida por docentes da área, ou até mesmo para conhecimento sobre o tema, focando nos componentes curriculares de Ciências e Biologia.



Palavras-chave


Aprendizagem; Documentários; Filmes; Tecnologias educacionais.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.