Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
O uso de produções audiovisuais para o ensino de Microbiologia
Ângela Helena Peretti, Natália Rita Soccol, Júlia Presotto Pedron, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 28-10-2021

Resumo


O ensino de Ciências e Biologia é essencial para a formação do ser humano, quando o mesmo convive em sociedade e necessita de amparo científico para melhor compreender o meio em que vive. Em Microbiologia, o discente depara-se com um universo de informações, na maioria das vezes abstrato, e cabe ao docente esclarecer e planejar suas aulas de modo que facilite o processo de aprendizagem. Visando uma aula mais dinâmica e produtiva, as tecnologias digitais vieram para auxiliar o sistema tradicional, que inúmeras vezes determina uma aprendizagem monótona e exaustiva. O objetivo deste trabalho foi selecionar filmes educativos com foco no ensino de Microbiologia que podem ser usados nos componentes curriculares de Ciências e Biologia. As bolsistas e voluntárias do projeto de ensino intitulado “Clube de Ensino de Ciências e Biologia” do IFRS - Campus Sertão (Edital IFRS Nº 17/2021 - Bolsas de Ensino 2021) elegeram 10 produções audiovisuais pesquisadas no Youtube e Netflix, com foco no ensino de Microbiologia, sendo elas: “Contágio (2011)”, “Vírus (2009)”, “Filhos da esperança (2006)”, “Epidemia (1995)”, “Eu sou a lenda (2007)”, “The hot zone (2019)”, “Ao cair da noite (2017)”, “Pandemia (2020)”, “Explicando o coronavírus (2020)” e “Ensaio sobre a cegueira (2013)”. As produções/obras abordam problemas mundiais que a Microbiologia pode explicar, tendo em vista a reflexão da importância dessa disciplina que acompanha o ensino fundamental e médio. As obras devem ser selecionadas pelo docente de acordo com a finalidade de uso e a idade dos estudantes, e é imprescindível que o filme seja utilizado para reforçar o assunto visto em sala de aula, para que seja uma experiência enriquecedora de conhecimento. Acreditamos também que em momento de pandemia, como este em que vivemos, as produções audiovisuais podem auxiliar na compreensão de conteúdos que se tornaram de mais difícil acesso durante este período.  Dessa forma, desejamos contribuir para que o ensino de Microbiologia seja um momento proveitoso de aprendizagem efetiva, focando nos componentes curriculares de Ciências e Biologia.


Palavras-chave


Palavras-chaves: Ensino, Filmes, Microbiologia; Tecnologias digitais;

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.