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Juventudes e o mundo do trabalho: ressignificando a formação profissional
Daniela Boza, Josimar de Aparecido Vieira, Adele Stein Kuhn, Juliana Gonçalves da Fontoura

Última alteração: 31-10-2021

Resumo


O período de transição da escola para o trabalho é o momento ideal para que os jovens reflitam sobre suas habilidades e possíveis escolhas de carreira, uma vez que suas escolhas poderão impactar seu sucesso futuro. Para isso, o jovem deve ser preparado para a sociedade atual com uma formação profissional qualificada, sendo as instituições de ensino as responsáveis por proporcionar essa mudança. Nesta direção, neste trabalho são apontados indicadores que contribuem para ressignificar processos de formação profissional que atingem as juventudes e o mundo do trabalho na contemporaneidade. Quanto a metodologia, essa pesquisa é do tipo descritiva, com dimensão exploratória e está sendo desenvolvida seguindo abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Sua realização está ocorrendo por meio de pesquisa bibliográfica a partir de materiais publicados e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso, envolvendo estudantes que frequentam cursos técnicos profissionalizantes, bem como, superiores de diferentes instituições de ensino da região norte do estado. O instrumento de produção de dados é um questionário composto por 18 questões abertas e fechadas, aplicado por meio do google forms. Uma das questões envolvidas diz respeito a aspectos que os estudantes destacam no curso que frequentam e que necessitam ser modificados para melhor lhe preparar para atuar futuramente no mundo do trabalho. Com os dados obtidos até o momento, é possível destacar que os estudantes esperam ter matérias mais apropriadas ao futuro profissional de cada um, mais comunicabilidade entre estudante e professor, aumento da carga horaria em componente curriculares específicos, mais atividades práticas e inclusão de novas matérias, como economia, administração e primeiros socorros. Os resultados mostram que o jovem deve ser preparado para a sociedade atual com uma formação profissional qualificada, cabendo as instituições de ensino, proporcionar essa mudança por meio do reconhecimento do processo pedagógico como um processo dinâmico, que ganha novas formas de adequação, contextualização, aplicabilidade e linguagem precisa. Somente assim, o aprendizado durante a escola será útil para que se possa enfrentar os desafios cotidianos da vida adulta.

Palavras-chave: Juventudes. Mundo do trabalho. Formação profissional.

 


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