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Projeto “Estratégias e recursos de apoio ao ensino na Educação Profissional e Tecnológica” do IFRS – Campus Sertão: uma síntese
Maria Isabel De Sousa Bezerra, Leandro Brancalione, Ana Sara Castaman

Última alteração: 28-10-2021

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar uma síntese sobre o projeto de ensino “Estratégias de Apoio ao Ensino à Educação Profissional e Tecnológica”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e exploratórias relacionadas ao histórico, à proposta de execução, à trajetória e às atividades desenvolvidas. A partir destas pesquisas, verificou-se que o referido projeto desenvolve desde 2015 – ano de início do projeto – atividades de auxílio e orientação a docentes e discentes no processo pedagógico. Ou seja, de orientação ao acesso, utilização de ferramentas de ensino, elaboração e desenvolvimento de estratégias e metodologias demandadas no processo de ensino-aprendizagem, especialmente à Educação Profissional e Tecnológica. O planejamento, a execução e avaliação dessas atividades ocorrem sob um processo horizontal e dialógico entre a coordenadora e os bolsistas, inclusive para estudos e participação em eventos científicos. Vídeos, textos, áudios e outros materiais produzidos são disponibilizados à comunidade acadêmica do Campus Sertão via email, assim como ao público em geral através do Youtube pelo canal “Projeto de Ensino de Apoio à EPT”, do Quizlet no perfil “EPTSERTAO” e Facebook “Projeto de ensino: produção de material didático-pedagógico”. Vale ressaltar que o e-mail e o Facebook, funcionam como canais de diálogo direto de atendimento das demandas relacionadas ao objetivo do projeto em questão. Em linhas gerais, os resultados afirmam que este projeto alinha-se a Missão, a Visão e aos Valores do IFRS, quando do apoio à formação e orientação dos discentes à cidadania à inclusão profissional (científica, tecnológica e digital) gratuita e de qualidade, à superação das desigualdades sociais cujos impactos na Educação tornaram-se mais notórios e intensos durante o período pandêmico COVID-19, assim como a relevância deste projeto quando do apoio às dificuldades decorrentes destas desigualdades, inclusive digitais.

Palavras-chave: Projeto de ensino; Educação profissional e tecnológica; Estratégias de ensino.

 



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