Portal de Eventos do IFRS, 9ª MOEPEX- Campus Ibirubá

Tamanho da fonte: 
Dubtitling: Projeto de ensino de língua inglesa
Pedro Viero Vidal da Silva, Daniel Mendes Delazeri, Gabriela Fontana Abs da Cruz (Orientadora)

Última alteração: 09-12-2021

Resumo


Dubtitling é um projeto realizado no IFRS Campus Ibirubá, que busca utilizar recursos da dublagem e da legendagem para trabalhar, de forma divertida e descontraída, o aprendizado da Língua Inglesa. Em 2020, a principal proposta era a elaboração de atividades a partir de materiais audiovisuais (como séries, filmes, propagandas, etc) que ajudassem os estudantes a entender o idioma pelo estudo utilizando princípios e ferramentas da dublagem e da legendagem. Devido à pandemia de COVID-19 e a continuidade do ensino remoto no ano civil de 2021, o foco de nosso projeto de ensino voltou-se para a produção de conteúdos para as mídias sociais, a fim de alcançar os estudantes do campus Ibirubá de forma rápida e abrangente. Na rede social Instagram, as postagens são realizadas em três dias da semana: domingos, terças-feiras e sextas-feiras. Aos domingos, são postadas expressões e gírias da língua inglesa, sua contextualização e respectiva explicação; às terças, postagens relacionadas às áreas técnicas dos cursos Integrados ao Ensino Médio do campus, a saber, agropecuária, informática e mecânica; e, por fim, às sextas, as referentes à dublagem brasileira e suas peculiaridades, sejam de séries, filmes, animações, com falas transcritas em inglês, suas adaptações para o português e comentários acerca das diferenças apresentadas. Percebemos que o perfil do projeto no Instagram vem ganhando cada vez mais novos seguidores, mas acreditamos que seja importante inserirmos conteúdos no canal do Youtube do projeto e criarmos um site com as atividades já elaboradas em 2020, assim como testá-las, quando o tão esperado retorno às aulas presenciais ocorrer.

Palavras-chave


Inglês; Dublagem; Legendagem

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.