Última alteração: 09-12-2021
Resumo
O curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio visa à formação de pessoas com conhecimento técnico, humano e científico, proporcionando aos formados capacidade reflexiva, argumentativa, de convivência e mudanças de paradigmas. A realização do estágio curricular obrigatório é uma etapa fundamental na formação do estudante, trazendo consigo muitos desafios e dúvidas em relação à vivência prática, a escrita, a defesa de suas ideias e experiências. Para auxiliar os alunos em fase de estágio curricular, o projeto de ensino integrador objetiva a troca de conhecimento com colegas e docentes para a formação integral, contemplando os desafios nas relações humanas e a qualificação profissional. O projeto integrador é desenvolvido através de um cronograma de ações com a realização de atividades para os estudantes do terceiro ano do curso técnico em agropecuária da turma de 2021 todas as terças-feiras no horário das 13:15 as 14:55 de forma remota. Os conteúdos trabalhados foram as abelhas e a saúde - seus produtos e apiterapia; inseticidas - conhecendo os conceitos e funcionamentos; uso de termos técnicos, imagens e linguagem adequada no relatório; o manejo integrado de doenças na cultura do trigo. Estes conteúdos foram abordados por diferentes docentes do curso. Conhecimentos de metodologia científica visando o relatório, descrição, narração, citação direta, indireta e paráfrase são atividades previstas. Atividades sobre o mundo do trabalho e consciência de classe e ergonomia serão contemplados. Os estudantes apresentaram suas experiências vividas durante o estágio para turma e após algumas destas experiências foram compartilhadas durante o 9º simpósio do curso técnico em agropecuária. Além dos orientadores os estudantes contaram com o apoio das bolsistas do projeto de ensino. Durante os encontros semanais verifica-se que os alunos demonstram interesse, tiram suas dúvidas e trocaram suas experiências vivadas durante o estágio. O estágio curricular obrigatório possibilitou ações integradas de conteúdos importantes no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, preparando-os para atuar no espaço de trabalho.