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O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes concluintes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
Karen Nayara Durigon, Dayala Marina Ubessi Streit, Renata Porto Alegre Garcia (Orientadora)

Última alteração: 09-12-2021

Resumo


O curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio visa à formação de pessoas com conhecimento técnico, humano e científico, proporcionando aos formados capacidade reflexiva, argumentativa, de convivência e mudanças de paradigmas. A realização do estágio curricular obrigatório é uma etapa fundamental na formação do estudante, trazendo consigo muitos desafios e dúvidas em relação à vivência prática, a escrita, a defesa de suas ideias e experiências. Para auxiliar os alunos em fase de estágio curricular, o projeto de ensino integrador objetiva a troca de conhecimento com colegas e docentes para a formação integral, contemplando os desafios nas relações humanas e a qualificação profissional. O projeto integrador é desenvolvido através de um cronograma de ações com a realização de atividades para os estudantes do terceiro ano do curso técnico em agropecuária da turma de 2021 todas as terças-feiras no horário das 13:15 as 14:55 de forma remota. Os conteúdos trabalhados foram as abelhas e a saúde - seus produtos e apiterapia; inseticidas - conhecendo os conceitos e funcionamentos; uso de termos técnicos, imagens e linguagem adequada no relatório; o manejo integrado de doenças na cultura do trigo. Estes conteúdos foram abordados por diferentes docentes do curso. Conhecimentos de metodologia científica visando o relatório, descrição, narração, citação direta, indireta e paráfrase são atividades previstas. Atividades sobre o mundo do trabalho e consciência de classe e ergonomia serão contemplados. Os estudantes apresentaram suas experiências vividas durante o estágio para turma e após algumas destas experiências foram compartilhadas durante o 9º simpósio do curso técnico em agropecuária. Além dos orientadores os estudantes contaram com o apoio das bolsistas do projeto de ensino. Durante os encontros semanais verifica-se que os alunos demonstram interesse, tiram suas dúvidas e trocaram suas experiências vivadas durante o estágio. O estágio curricular obrigatório possibilitou ações integradas de conteúdos importantes no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, preparando-os para atuar no espaço de trabalho.


Palavras-chave


Formação profissional; Projeto integrador; Relatório de estágio.

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