Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Hortas IFRS: juventude na Agroecologia
Sheila Andresa Santos, Merli Leal Silva

Última alteração: 05-10-2024

Resumo


O resumo descreve a ação de hortas escolares  do projeto de extensão Ecoviamao como  uma ferramenta pedagógica que  desenvolve valores socioambientais: Educação Ambiental, Agroecologia e Segurança Alimentar. Ao contribuir para o pensamento sustentável, os estudantes envolvidos nas atividades se conectam com a natureza, têm contato com a terra, algo fundamental para trabalhar o cuidado e respeito com o meio ambiente. O programa EcoViamão, através do projeto Hortas Escolares Agroecológicas, entende que  agroecologia e educação são ferramentas importantes nas escolas. Uma das práticas implantadas é o relógio do corpo humano, baseado na cultura chinesa, onde plantas medicinais têm funções benéficas para cada um dos órgãos do corpo humano em horários do dia. A atividade didática relógio do corpo humano é uma atividade  didática lúdica, que integra vários saberes. É uma ação  que coloca em relevância a agroecologia e a preservação ambiental, cumprindo papel educativo e de saúde coletiva. A metodologia  freireana, desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, é uma abordagem educacional que foca na conscientização, na participação ativa e na transformação social através da educação. Essa metodologia é particularmente relevante para a agroecologia, pois ambos compartilham princípios fundamentais de justiça social, empoderamento e respeito pelo conhecimento local. Nesse sentido, valorizamos o diálogo e a leitura crítica do mundo. O  cronograma das  atividades em sala de aula e práticas na horta são construídos de forma coletiva e participativa.  Os objetivos e expectativas do projeto é que os estudantes entendam o contexto de educação ambiental e alimento saudável e repliquem  os conhecimentos na comunidade.Como bolsista do núcleo de estudos em agroecologia, graduada em Gestão Ambiental e estudante do técnico em meio ambiente, considero que o projeto me proporciona uma experiência muito rica e satisfatória.Passo a entrar em contato com alunos do IFRS, Campus Viamão e estudantes de escolas públicas e troco com a comunidade escolar, conhecimento.Me torno uma educadora ambiental, contribuindo para uma  mudança comportamental nas turmas envolvidas com o projeto de hortas escolares. Desenvolve-se maior consciência socioambiental, valorização da terra, do solo e da alimentação saudável. Os alunos aprendem experimentando, tirando dúvidas e observando processos no qual eles mesmos construíram. É um projeto relativamente simples de ser replicado, (enquanto tecnologia social) em outras instituições e territórios, que traz muita reflexão crítica social, ambiental e agroecológica na comunidade escolar do IFRS e do entorno. Eu pesquiso e estudo, e procuro fazer um bom trabalho que possa contribuir com um futuro mais sustentável e agroecológico. Sou bolsista do projeto EcoViamão  pelo terceiro ano, por conta da minha admiração pela metodologia do projeto e pelo trabalho feito com os alunos. Para mim é uma experiência no qual muitas vezes aprendi mais do que ensinei.

Palavras-chave


Educação Ambiental 1, Práticas agroecológicas 2, IFRS 3

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