Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Moda Circular: Motivações para a compra de roupas de segunda mão pelo consumidor vulnerável
Aryadne da Rosa Pereira, Andressa Cruz Oliveira, Iuri Aguiar Rodrigues, Luiza Venzke Foschiera

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


A economia circular é um conceito que tem foco na redução de desperdícios, busca promover a reciclagem de materiais e a extensão do ciclo de vida dos produtos. No setor da moda, a compra de roupas de segunda mão está crescendo como uma prática alinhada a esses princípios. Diante desse cenário, o presente estudo visa investigar os fatores motivacionais para o uso de roupas de segunda mão, que é um comportamento que está diretamente relacionado com a sustentabilidade e a economia circular. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento de dados com 120 participantes, que possuem média de 47 anos e, na maioria, renda familiar até um salário mínimo.  Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado. As análises indicam que as principais motivações para o uso de roupas de segunda mão é por serem mais baratas do que novas e por não conseguirem comprar roupa nova. As doações por uma instituição ou pessoa também aparecem como fortes motivadores desse consumo. A maior parte dos respondentes discorda que adquire roupas usadas para ocasiões especiais. A aquisição como prática boa para o meio ambiente aparece como motivação, mas ainda possui discordância da maioria. Quase a totalidade discorda totalmente que o consumo de roupas de segunda mão tem por motivação o uso de roupas de marca famosa. Com isso, o que pode-se concluir dos resultados desta pesquisa é que  fica evidente que, para o consumidor vulnerável, a aquisição de roupas de segunda mão é, sobretudo, uma questão relacionada à situação financeira. Já a consciência ambiental foi fracamente mencionada como uma motivação para a busca por roupas de segunda mão. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância desse consumo como uma estratégia de sobrevivência para o consumidor vulnerável. Esses achados apontam para possa ter algum potencial de crescimento do mercado pesquisado, especialmente entre os consumidores de baixa renda.  Também foi percebido que a partir do momento em que não exista dificuldade financeira, os indivíduos poderiam reduzir seu consumo de roupas de segunda mão, o que reduziria suas contribuições para a prática da economia circular. Sendo assim, o aumento da conscientização ambiental poderia ser uma forma de induzir uma mudança de comportamento mais duradoura, na qual o consumo consciente e a valorização da economia circular se tornem hábitos, independentemente da situação financeira. Esses dados preliminares reforçam a importância de continuar explorando essa prática como uma forma eficaz de promover a economia circular no setor da moda, incentivando tanto os consumidores quanto as indústrias a seguirem este caminho. A criação de políticas públicas seriam fundamentais para incentivar o consumo consciente, para contribuir para a construção de um futuro mais sustentável, investindo em modelos de negócios circulares.

Palavras-chave


economia circular, moda, consumidor vulnerável, motivação

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.