Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Impactos Das Armas Químicas Ao Meio Ambiente, Durante A Segunda Guerra
Vítor Henrique Freitas, Gabriel Santos, Leonardo Pinto, João Francisco Neto, Gonçalo Paula, Gabriel Berute

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


A Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi o conflito que reconfigurou o mapa geopolítico mundial e também deixou um legado de destruição que se estende até os dias atuais. O evento foi marcado pela utilização de avançadas e diversas tecnologias militares, como as armas químicas, sendo o ápice do poder bélico da época e causando impactos tanto materiais, quanto humanos e ambientais. A guerra deixou diversas cicatrizes no meio ambiente quando chegou ao seu fim, consistindo em linhas de frente abandonadas, navios semi-afundados, bases vazias e cidades bombardeadas na Europa e na Ásia que perduraram por um tempo considerável até serem limpas e reconstruídas. Todos esses acontecimentos ainda precisam ser debatidos atualmente, para mostrar e relembrar os horrores da época. Nesta comunicação portanto, o objetivo é explicar mais especificamente o processo histórico envolvendo as armas bélicas e os atentados causados pelas armas químicas que ainda permanecem nos dias atuais. Na pesquisa realizada de forma exploratória e explicativa, a partir da revisão da bibliografia pertinente ao tema, buscou-se aprofundar a compreensão do contexto da guerra e seu impacto ambiental. O estudo constatou que as consequências causadas pelas armas químicas foram e continuam sendo preocupantes. Estima-se que tenham sido depositados 1,6 milhão de toneladas de armamentos nas profundezas das águas alemãs no período pós-guerra. Hoje, além dos riscos de ameaças de explosões, o lento vazamento de TNT (2,4,6-trinitrotolueno) segue se acumulando na fauna e flora marinha. Igualmente, tivemos resultados que a principal arma química utilizada foi o Zyklon B, durante a época do Holocausto, para o extermínio de judeus, comunistas e outros grupos humanos. A arma química, em forma de comprimido, quando em contato com o ar, se transforma em um gás letal. Por conta de sua ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa nos campos de extermínio mantidos pelos nazistas.

Palavras-chave


Ambiente; Segunda Guerra; Armas Químicas.

Referências


1. COLASSO, Camilla; AZEVEDO, Antônio. Riscos da Utilização de Armas Químicas. RevInter- Revista Intertox de Toxicologia. 2011. Disponível em: <https://chemicalrisk.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Riscos-da-utilizacao-de-Armas-Quimicas-Parte-1-Historico.pdf>. Acesso em: 04 de julho de 2024.


2. SILVA, Gustavo; JR., Itamar; FIGUEROA-VILLAR, José; CASTRO, Alexandre. Defesa Química: Histórico, Classificação dos Agentes de Guerra e Ação dos Neurotóxicos. SciELO Brasil-Química Nova. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/qn/a/H9JXbsRj9fGznjW9PHbZP6G/#:~:text=Apenas%20um%20caso%20de%20uso,muni%C3%A7%C3%B5es%20contendo%20um%20agente%20mostarda.> Acesso em: 04 de julho de 2024.


3. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. SILVA, Everaldo; SILVA, Danilo. Ataque Químico: Uma Ameaça Silenciosa. Jornal da Química Inorgânica-UFPE/CAA. n°01. Disponível em: <https://www.ufpe.br/documents/39102/0/Ed1-AnoV.pdf/1b389363-a787-43d8-abf6-ce3a30bc52e1> Acesso em: 07 de julho de 2024.


4. VALIM, Paulo. Gás Mostarda: Você Já Ouviu Falar Sobre? Ciência em Ação. 2020. Disponível em: <https://cienciaemacao.com.br/gas-mostarda-voce-ja-ouviu-falar-sobre/> . Acesso em: 07 de julho de 2024.


5. WOODARD, Scott. H-War Woodard on Smith, 'Toxic Exposures: Mustard Gas and the Health Consequences of World War II in the United States'. ResearchGate. 2024. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/378148957_H-War_Woodard_on_Smith_'Toxic_Exposures_Mustard_Gas_and_the_Health_Consequences_of_World_War_II_in_the_United_States'>. Acesso em: 07 de julho de 2024.


6. NEHER, Clarissa. As bombas da Segunda Guerra que ainda ameaçam os mares da Alemanha. BBC News Brasil. 2019. Disponível  em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48432777>.06 de agosto de 2024.


7. COLASSO, Camilla. Guerra química e biológica Gás mostarda. Chemical Risk. 2015. Disponível em:<https://envolverde.com.br/politica-publica/internacional/problemas-ambientais-de-hoje-provocados-pela-segunda-guerra-mundial/>.06 de agosto de 2024.


8. MARCONDES, Dal. Problemas ambientais provocados pela Segunda Guerra Mundial. Envolverde. 2024. Disponível em:<https://envolverde.com.br/politica-publica/internacional/problemas-ambientais-de-hoje-provocados-pela-segunda-guerra-mundial/>.06 de agosto de 2024.


9. CABRAL, Danilo. Como é um ataque com gás mostarda? Superinteressante.2016.Disponível em:<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-um-ataque-com-gas-mostarda>.06 de agosto de 2024.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.