ATIVIDADES DO PROJETO ESPAÇO ASTRONOMIA – ANO V
Yasmin Wietzycoski Silva, Luci Fortunata Motter Braun, Rafael Lacerda Martins
Última alteração: 01-10-2024
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento no projeto de ensino Espaço Astronomia no corrente ano. O escopo central do projeto é criar um espaço de estudo, discussão e reflexão sobre temas interdisciplinares relacionados à Astronomia e divulgá-los na comunidade escolar. Neste ano, o projeto conta com uma estudante bolsista do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Campus Viamão. A metodologia empregada consiste em reuniões de planejamento, estudo e implementação das atividades. As ações de estudo envolvem pesquisas bibliográficas em revistas eletrônicas e em sites acadêmicos. O primeiro assunto estudado foi sobre o cometa 12P/Pons-Brooks ou “Cometa do Diabo”, um corpo celeste feito de gelo e rocha que recebeu esse apelido em referência ao formato de chifre da sua cauda, resultado do aquecimento do seu núcleo pelo calor do Sol, o que libera vapores para o espaço. Outro tópico analisado foi o experimento realizado há mais de dois mil anos pelo matemático e geógrafo grego Eratóstenes, o primeiro homem a descobrir as dimensões da Terra. Tal estudo nos deu subsídios para participar do Projeto Eratóstenes Brasil (PEB) da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru - SP. No PEB, os participantes reproduzem, de modo parecido, o experimento histórico de Eratóstenes, em parceria com outras escolas ou grupos localizados no Brasil. Para a realização do experimento, utilizamos sombras de hastes verticais projetadas pela luz solar em Viamão e na cidade da escola parceira, sendo que esta última se encontra distante de Viamão por mais de quatrocentos quilômetros, além de estar o mais próxima possível da mesma linha de longitude da nossa. A escola parceira foi o Colégio Elo de Jacarezinho - PR. O resultado obtido da colaboração foi muito próximo do valor aceito atualmente para o raio da Terra. No momento, nosso objeto de estudo é sobre os desafios de se viver no Espaço ou em microgravidade. Com o desejo de se chegar à Marte e de industrializar o Espaço, e também com a expansão do turismo espacial, a necessidade de se conhecer os efeitos da exposição do ser humano ao ambiente hostil do Espaço, em particular a exposição à microgravidade, se justifica. Esse ambiente causa alterações fisiológicas no organismo humano, algumas imediatas, enquanto outras surgem apenas em estadias de longa duração. Essas mudanças podem provocar o surgimento de sintomas após o retorno à Terra. Os sistemas mais afetados incluem os músculos e ossos, o coração e os vasos, além dos sistemas de fluidos, sangue e nervos. Ademais, há queda na imunidade e mudanças no sistema digestivo, respiratório, na pele e no ritmo biológico. Distúrbios psicológicos também podem ocorrer. A maior parte das alterações é reversível em alguns dias ou meses após o retorno ao campo gravitacional terrestre. Todos os temas estudados foram publicados no Instagram do projeto, respeitando o último dos seus propósitos. Em síntese, podemos afirmar que o projeto está proporcionando mais aprendizado para os alunos do campus e aproximando o conhecimento da Ciência com as suas atividades do dia a dia.
Palavras-chave
: astronomia, interdisciplinaridade, divulgação científica.
Referências
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