Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Explorando a terra: A importância do laboratório de rochas, solos e minerais.
Camile Portolan de Freitas, Claudio Henrique Henrique Kray

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O estudo das rochas minerais e solos está presente em todos os níveis de ensino. No ensino fundamental, são trabalhados principalmente na disciplina de ciências no 6 ano. No campus viamão esses conteúdos são ministrados nas disciplinas de fundamentos de geologia e solos no curso de tecnologia de gestão ambiental, na disciplina de geografia e na disciplina de solos gerenciamento de resíduos no curso técnico em meio ambiente. No laboratório de ciências existem muitas amostras de rochas, minerais e solos coletadas em aulas práticas e doadas por professores e alunos. Atualmente, estas amostras estão armazenadas em caixas de papelão, sem nenhum tipo de identificação ou ordenamento. por conta dessa carência de identificação, professores e alunos desconhecem o acervo litologicoque tem um grande potencial como recursos didáticos, bastando, para isso, que ele seja corretamente identificado, ordenado e gerenciado. Por isso, objetiva-se criar o “laboratório de rochas, minerais e solos” . Além disso, montar uma experimentoteca de solos. O laboratório e a experimentoteca vão estar à disposição das escolas do município mediante prévio agendamento para visitação e realização de aulas práticas. O espaço também será usado para aulas de química, física e biologia. Os estudos das rochas, minerais e solos fazem parte dos conteúdos dos diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos alunos têm enfrentado dificuldades para compreender esses temas, principalmente os do ensino fundamental, que tem o seu aprendizado ampliado, com a realização de exemplos concretos e atividades práticas. A realização de aulas práticas e oficinas utilizando o tema rochas, minerais e solos possibilita a construção do conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista a base teórica e podem privilegiar o aprendizado e o interesse dos alunos. A criação do laboratório proporciona a aprendizagem ativa, a qual redefine a prática da sala de aula, mudando, do ponto de vista estático do aprendizado, para um aprendizado dinâmico por meio do qual os estudantes desempenham um papel vital na construção do próprio conhecimento.O projeto consiste na organização das amostras de rochas, minerais e solos no campus Viamão, criando um catálogo para registrar informações sobre cada amostra. Inicialmente, será utilizado o Microsoft Excel, com a possibilidade de um sistema mais avançado no futuro. Amostras adicionais serão coletadas da UFRGS. O projeto também inclui aulas práticas para alunos dos cursos ambientais e convites para escolas locais participarem, por meio de visitas ou oficinas. Espera-se que o Laboratório de rochas, minerais e solos e suas atividades agreguem conhecimento aos visitantes, uma vez que o conjunto de atividades a serem desenvolvidas é de fundamental importância, não só para a produção do conhecimento interdisciplinar, mas também para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


rochas; minerais; solos

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