Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE AMBIENTAL NA EMEF RESIDENCIAL FIGUEIRA
Mateus Alencastro, Mariana Afonso, Matheus Emerson Serra, Cibele Donato, Adriano Beluco, ana Julia Borges

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


RESUMOO Projeto Integrador é uma disciplina que visa conectar todas as matérias e professores, promovendo o aprendizado na área acadêmica e a exploração dos recursos disponíveis no Instituto Federal. Nesse contexto, a turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente (Turno da Tarde) dedicou esforços para desenvolver uma proposta de projeto dentro dessa disciplina. Os alunos foram incentivados e instruídos a fazer visitas técnicas em escolas de ensino público, com o objetivo de coletar informações sobre o ambiente escolar, dando ênfase no espaço natural e suas áreas verdes. Nosso grupo optou por escolher a Escola Municipal de Ensino Fundamental Residencial Figueira, onde um dos integrantes cursou o ensino fundamental. Para realizar a primeira visita, entramos em contato com a equipe diretiva da escola e explicamos o âmbito do projeto. A visita ocorreu no período matutino. Dividimos em três etapas: Exploração e análise; Fotografias do ambiente; Entrevista com membros da equipe escolar. Começamos explorando toda a área da escola, analisando possíveis pontos para coletar dados. Após isso, fotografamos estes pontos para usarmos como referências tanto para a pesquisa como para o laudo ambiental. Por último, entrevistamos duas funcionárias da escola, a Diretora Zenita Santos e a Professora Mara Soares. Foi relatado por parte delas que houveram iniciativas de desenvolvimento de alguns projetos ambientais, sendo um deles uma horta orgânica, mas que devido a pandemia e alguns outros fatores, não conseguiram dar continuidade. A partir das informações coletadas, iniciamos a construção do projeto de pesquisa e do laudo. Uma segunda visita foi realizada para aprofundar a análise das características dos solos e da vegetação. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, focou na coleta de dados geológicos do ambiente escolar, utilizando levantamento bibliográfico, documental e de campo, com fotos como instrumento de coleta. Nosso principal objetivo foi a elaboração de um laudo ambiental, como resultado das nossas análises e coletas de dados feitos na escola, descrevendo tudo o que foi examinado e observado e destacando os fatores e as características positivas e negativas encontradas nas áreas verdes da escola. Esperamos, com o nosso laudo, conseguir conscientizar os discentes e os docentes sobre a importância de um desenvolvimento sustentável e a educação ambiental aplicada de forma prática dentro de escolas públicas, com o objetivo de preparar as futuras gerações para que saibam valorizar e preservar o meio ambiente, desde cedo. Concluímos o trabalho com a entrega do laudo à EMEF Residencial Figueira, visando expandir a visão da equipe escolar, assim como a dos alunos, sobre as condições das áreas verdes da escola. Além disso, sugerimos algumas ações, que no nosso ponto de vista, se fazem necessárias para melhorias em alguns espaços analisados. Os integrantes do grupo ficaram satisfeitos com os resultados alcançados, onde aprendemos a analisar os dados ambientais de um ambiente natural e trabalhar na construção e desenvolvimento de um laudo ambiental. Todo o desenvolvimento do trabalho com certeza enriqueceu os nossos conhecimentos e habilidades, nos aprimorando e preparando para futuras experiências profissionais e acadêmicas

Palavras-chave


Análise Ambiental, EMEF Residencial Figueira, Projeto Integrador

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.