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Pequenos cidadãos: o papel da reciclagem de resíduos sólidos na escola
Fernanda Rocha Conceição, Isabella Graboski Corrêa, Aline Gonçalves De Farias Fagundes

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


Muitas vezes sendo vista como uma etapa pouco relevante da trajetória escolar, a idade pré-escolar é fundamental para que as crianças reconheçam quem elas são, seja dentro de si mesmas ou nos ambientes nos quais elas estão inseridas, e quais podem e devem ser os seus deveres nesses mesmos espaços. Paulo Freire uma vez disse que “Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias”. Pensando nisso, as escolas brasileiras elegeram em 1998 o Meio Ambientecomo um dos chamados “Temas Transversais” propostos pelo MEC, tratam-se de conteúdos que devem ser incorporados nas áreas de conhecimento já existentes nas instituições, e que foram escolhidos sob os critérios de: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e o favorecimento da realidade e a participação social. Pensando nisso, a inclusão da Educação Ambiental nos anos iniciais da educação podeser vista como uma alavanca para despertar o interesse das crianças, e aprimorar seu conhecimento, resultando em uma melhora na sua qualidade de vida e do meio em que vivem, E dentro deste tema, o ensino sobre a reciclagem e a redução de resíduos pode ajudá-los a compreender o nosso papel como geradores de lixo, deixando-os cientes de que podem contribuir com os programas de reciclagem e coleta seletiva. O principal objetivo do projeto é educar as crianças sobre a importância do Meio Ambiente através de ações envolvendo os conhecimentos sobre a redução de resíduos no ambiente escolar. Utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa para o seu desenvolvimento, será realizada uma roda de conversa com as crianças, onde serão feitas algumas perguntas para que se tenha uma noção mais ampla do conhecimento do tema em questão e identificar quantas das crianças já conhecem o tema ou ainda se recordam de alguém que possua esse hábito. E com base nas respostas dadas, realizaremos um quis, considerando questionamentos como, “o que é a reciclagem” ou “o porquê de sua importância”, onde será explicado, de maneira lúdica, como as crianças poderão aplicaros ensinamentos que lhes foram passados em seus ambientes de convivência, além da organização de uma oficina de brinquedos e brincadeiras feitas com materiais reciclados de fácil acesso. Por meio deste projeto, esperamos conseguir reforçar a importância do tema e incentivar as crianças a participarem de discussões sobre reciclagem e meio ambiente dentro e fora da escola, pensando em como a preservação ambiental se tornará um assunto cada vez mais comentado e confiando que, de alguma forma, a participação nesta atividade possa mudar, nemque seja aos poucos, a mentalidade desses pequenos cidadãos.

Palavras-chave


Reciclagem; Meio Ambiente; Educação Infantil

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