Última alteração: 01-10-2024
Resumo
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) já estão profundamente integradas ao cotidiano das pessoas e têm se mostrado ferramentas de grande valor no campo da educação ambiental. Seu uso oferece diversas possibilidades inovadoras para enriquecer o aprendizado e aproximar os alunos dos temas relacionados ao meio ambiente. Uma dessas possibilidades é a gamificação, que consiste em aplicar elementos de jogos, como desafios, e pontuações, nas atividades educacionais. Essa abordagem pode transformar a maneira como os alunos se relacionam com os conteúdos ambientais, favorecendo uma maior retenção do conhecimento e uma compreensão mais prática e contextualizada dos problemas ambientais. Além disso, a gamificação estimula o engajamento e pode motivá-los a adotar atitudes sustentáveis tanto no ambiente escolar quanto em sua vida cotidiana. Objetiva-se desenvolver atividades on-line de educação ambiental para uma trilha ecológica digitalizada. Tomou-se como base a trilha do cervo, localizada no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, no município de Viamão. Visitas técnicas à trilha estão sendo realizadas para a produção de material digital, que será utilizado nas etapas seguintes do projeto. Após edição, os vídeos e fotos produzidos servirão de material de base para atividades que serão disponibilizados no módulo Street View do Google Maps e numa página específica do Canva Sites, sendo disponibilizadas para escolas do município. Até o momento, foram realizadas duas visitas à trilha, onde foram estabelecidos pontos de interesse que serão transformados em estações de observação com aspectos ecológicos importantes da trilha, como local de passagem de cervos-do-pantanal, tuqueiras (local com várias tocas de tuco-tuco), áreas de observação de cactos e orquídeas ameaçados de extinção e área de avistamento de bugios. Após o término da edição das atividades on-line, o material será apresentado para escolas da rede pública de Viamão. Acredita-se que a criação e desenvolvimento de atividades educacionais no formato on-line, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), possam contribuir de maneira significativa tanto para a compreensão quanto para a disseminação de temas relacionados ao meio ambiente. O uso das TDIC no contexto da educação ambiental representa uma inovação de grande relevância na promoção da consciência ecológica. Essas tecnologias têm o potencial de superar barreiras geográficas, aproximando os estudantes de espaços naturais que muitas vezes não são acessíveis de forma presencial. Isso é especialmente importante para estudantes que vivem em áreas urbanas ou distantes de ecossistemas ricos e variados. Além disso, as ferramentas digitais oferecem uma oportunidade de maior interatividade e imersão, permitindo que os alunos explorem ambientes virtuais e participem de atividades que simulam ou refletem a realidade dos ecossistemas. Esse tipo de abordagem tende a aumentar o engajamento e o interesse dos alunos em relação às causas ambientais, gerando uma conexão mais profunda com a natureza e incentivando atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente.
Palavras-chave
Referências
PINHEIRO, Rúbia de Freitas. Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de Ciências e Biologia. 2002. Dissertaçaõ (Mestrado em ensino de Ciência e Tecnologia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa: UTFPR, 2022.
SALES, Luana Cristina Alves. Trilha Interpretativa Virtual no Parque Ecológico Sucupira: Uma Proposta de Recurso Didático para a Educação Ambiental. 2021. Tcc ( Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB, Planaltina, Distrito Federal, 2021.