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Diagnóstico Ambiental no Colégio de Aplicação
Sabrina Barboza Machado, Dan Barbosa Silva, Leandria Leite Severgnini, Belkis Chalup Silveira Roesler

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O Projeto Diagnóstico Ambiental no Colégio de Aplicação foi desenvolvido como parte da disciplina de Projeto Integrador do segundo ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão. A pesquisa foi realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, que atende os níveis fundamental e médio, e teve como objetivo avaliar o impacto ambiental e a gestão de resíduos na escola, verificando sua conformidade com as leis ambientais. O projeto visou analisar como a instituição lida com o gerenciamento de resíduos e a preservação ambiental em seu espaço escolar, identificando problemas ou soluções que possam contribuir para a conscientização e melhoria das práticas ecológicas. O trabalho incluiu saídas de campo, entrevistas e pesquisas bibliográficas, com coleta de dados realizada por meio de observações registradas com o uso de câmeras, cadernos e canetas. A equipe entrou em contato com a direção do colégio para obter permissão para a pesquisa, e entrevistas foram realizadas, incluindo uma com a professora responsável pelo Núcleo de Ciências da Natureza. A partir das informações obtidas, foi possível entender o funcionamento da educação ambiental na escola. Espera-se que o resultado final do projeto mostre que o Colégio de Aplicação está em conformidade com as leis vigentes e cumpra as propostas ambientais necessárias, podendo servir de modelo para outras instituições. O colégio deve, especialmente, seguir as diretrizes do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Campus do Vale e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao longo do estudo, procurou-se verificar se o colégio atende às normas ambientais e como implementa seu plano de educação ambiental. Conclui-se que a escola possui uma boa estrutura e um plano ambiental eficiente. A pesquisa realizada oferece benefícios tanto para futuros consultores do estudo ambiental quanto para os envolvidos em sua execução.

Palavras-chave


Diagnóstico ambiental, Gerenciamento de resíduos, Preservação ambiental.

Referências


ANTUNES, R.G; MINOTTO, B.J; RODRIGUES, A.E. Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Campus do Vale. Porto Alegre, 2019. <https://www.ufrgs.br/dmalic/wp-content/uploads>

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