Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Monitoria interdisciplinar em ciências da natureza - ano 2024
Violeta Viegas Flach, Luci Fortunata Motter Braun, Rosana Serpa, Belkis Chalup Silveira Roesler, Manuel Almeida Andrade Neto

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


Neste trabalho apresentamos o projeto de ensino de monitoria acadêmica interdisciplinar oferecido aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Viamão. O projeto visa, principalmente, oferecer um espaço de suporte adicional aos estudantes, para que eles possam tirar suas dúvidas sobre os conteúdos de ciências naturais (biologia, física e química), com uma monitora bolsista, a qual é estudante do ensino médio do campus. A monitoria é um ambiente mais descontraído e com assistência individualizada, possibilitando assim um maior engajamento dos alunos com defasagens de conhecimentos anteriores e/ou com dúvidas. Também, a monitoria possibilita uma relação mais próxima entre a monitora bolsista e os professores das disciplinas de ciências naturais, além de propiciar à monitora um aprofundamento no seu conhecimento. O projeto se faz necessário, pois muitos estudantes manifestam dúvidas distintas sobre os conteúdos, que nem sempre são esclarecidas em aula pelo docente por diversos fatores como, por exemplo, o tamanho das turmas (entre 30 e 35 alunos), a duração da aula (1h40min) e a sua baixa frequência semanal (1x), acarretando num atendimento insatisfatório e genérico por parte do docente. Ainda, há aqueles estudantes que não se sentem confortáveis em expor suas dúvidas em público. Logo, uma abordagem de aluno para aluno, num ambiente mais reservado, tende a ser mais efetiva para melhorar o rendimento escolar dos estudantes. A monitoria tem como metodologia a disponibilidade da monitora durante duas manhãs na semana para auxiliar os estudantes nas suas atividades, revisar conteúdos vistos em aula, entre outras coisas, demandadas pelas necessidades dos alunos. Além disso, a monitora também precisa dedicar, pelo menos, 4h de estudos semanais sobre os conteúdos de ciências naturais, manter-se informada sobre os assuntos ministrados em sala de aula, assim como realizar pesquisas bibliográficas e buscar softwares educacionais livres que lhe auxiliem no momento da monitoria. Outras atividades dela são ajudar os professores no laboratório de ciências, divulgar as atividades do projeto e fomentar a participação dos alunos. Como resultados obtidos até o momento, registramos uma baixa participação de estudantes na monitoria, sendo eles exclusivamente dos 1ºs e 2ºs anos, mas, para nossa satisfação, eles perceberam uma contribuição significativa para a melhora do seu desempenho escolar. Também, a bolsista expandiu muito seu interesse e conhecimentos nas ciências naturais, além de ter desenvolvido uma relação mais próxima com seus pares e docentes, estabelecendo uma maior integração e troca de experiências. Ao longo dos atendimentos aos alunos, constatou-se a necessidade do oferecimento de uma monitoria em matemática, já que grande parte das dúvidas em física deveu-se ao déficit em matemática. Por fim, notou-se que a greve docente desse ano teve influência negativa na procura dos alunos pela monitoria. Pretende-se, nos próximos trimestres, reforçar o chamamento dos alunos para a monitoria por meio de campanhas. Concluímos, a partir da experiência adquirida até aqui, que a monitoria tem uma contribuição relevante no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais tranquilo e personalizado, colaborando para um ambiente escolar com mais participação ativa dos alunos.



Palavras-chave


monitoria acadêmica; ciências da natureza; ensino-aprendizagem

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