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IFRS CIDADÃO – INCLUSÃO E ARTE
Última alteração: 03-10-2024
Resumo
O estudo é um relato das atividades realizadas no projeto “IFRS Cidadão: Inclusão e Arte” originado da disciplina de Projeto Integrador do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão. O projeto tem como objetivo a promoção de ações que visam a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no IFRS Campus Viamão utilizando a arte como ferramenta de inclusão. A iniciativa parte da constatação do aumento de estudantes com TEA na instituição e nas escolas regulares, e das dificuldades de incluí-los de forma efetiva. Nesse contexto, identificou-se a necessidade de criar um ambiente escolar que valorize a diversidade e fomente o senso de pertencimento de pessoas com necessidades específicas. As ações do projeto são voltadas para a produção de almofadas estampadas com as criações artísticas com estudantes com TEA. A metodologia de pesquisa é qualitativa por meio de entrevistas sobre interesses e hiperfocos dos estudantes autistas, suas experiências e percepções, e posterior avaliação do impacto das ações por meio de coletas de depoimentos. Os resultados esperados incluem a promoção de um ambiente acadêmico mais acolhedor, a expressão das aptidões das pessoas autistas e a desconstrução de estigmas e preconceitos na comunidade acadêmica a respeito do TEA. As limitações possíveis envolvem a variabilidade nas habilidades de comunicação dos estudantes com TEA.
Palavras-chave
autismo, inclusão, arte.
Referências
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