Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Representação e protagonismo: um novo olhar para o lago Tarumã na VII mostra de pesquisa do IFRS
Luiza Spinelli da Vara, Jonathan Pereira da Silva, Bruno Antiqueira Rocha, Edilaine Jesus Rocha, Cibele Rossana Funck Donato

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O presente projeto foi idealizado durante a disciplina de Projeto Integrador I (PI), do primeiro ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente do IFRS – Campus Viamão. Conforme o Projeto Político Pedagógico do curso, essa disciplina tem como objetivo proporcionar ao discente conhecimento da estrutura funcional e organizacional do IFRS e de tópicos de iniciação científica para a caracterização do ambiente regional. A partir desse objetivo, os estudantes foram incentivados a organizar grupos e escolher um espaço turístico relacionados à cidade de Viamão, para o aprofundamento do estudo. O estudo presente estudo tem como foco o Lago Tarumã, localizado no bairro de mesmo nome na cidade de Viamão, que se tornou um destino para praticantes de esportes, além de abrigar diversas apresentações culturais. Esse lago passou por um grande processo de revitalização, o que fez com que o espaço se tornasse um local de visitação para os viamonenses nos finais de semana. Embora o processo de revitalização ainda esteja em andamento, as duas primeiras etapas já foram entregues à comunidade, e a terceira e última etapa ocorrerá ao longo de 2024. O grupo em questão é composto por três estudantes que possuem necessidades educativas especiais. É importante destacar que essa terminologia visa deslocar o foco de atenção do estudante para as respostas educativas da escola, com o firme propósito de promover uma educação de qualidade para todos. A partir desse intuito, surge a ideia de adaptação do desenvolvimento deste projeto; optou-se por uma abordagem mais direta e concreta para facilitar a participação de todos os integrantes do grupo, sendo que dois deles não são alfabetizados. As etapas do projeto estão ocorrendo a partir de conversas entre a orientadora e os integrantes do grupo, nas quais a orientadora apresenta as propostas sobre o trabalho, e os estudantes escolhem o que gostariam de desenvolver. Desses momentos surgiu o seguinte objetivo geral: analisar o potencial turístico do Lago Tarumã, considerando aspectos de infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Será realizada uma pesquisa de campo, na qual foi combinado que cada estudante deve visitar o local juntamente com seus responsáveis, observar os espaços disponíveis e registrar através de fotos o que mais gostou. Após esse levantamento, através das fotos, e com o auxílio da orientadora, os estudantes definirão o espaço do local turístico que será o ponto de aprofundamento do projeto. A próxima etapa será a representação desse espaço por meio de uma maquete, que será desenvolvida durante o turno de aula com o auxílio da psicopedagoga, que realiza o acompanhamento individual com cada um dos estudantes. As fotos, além de serem usadas para a definição e inspiração do que será produzido, também serão utilizadas para a construção de um banner. Todo o material construído será apresentado pelos estudantes, de acordo com suas possibilidades, durante a VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão – IFRS Campus Viamão. Além da produção do PI e participação no evento, se espera que os estudantes percebam que podem ser protagonistas da sua aprendizagem.


Palavras-chave


Lago Tarumã; Possibilidades Educativas; Maquete

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