Última alteração: 01-10-2024
Resumo
O projeto “Diagnóstico das ONG´s no município de Viamão e a dificuldade de contato” iniciou com a ideia de abordar as Organizações Não-Governamentais (ONG´s), grupos caracterizados pela ausência de fins lucrativos e pela independência de apoio governamental. Delimitado para aquelas que atuam a favor da causa animal no município de Viamão, Rio Grande do Sul. No primeiro momento, procurou-se entender o que são as ONG´s e quais estão presentes na nossa cidade, para então entrar em contato. Foi definido que para o propósito do trabalho, não iríamos abordar ações que possuem incentivo financeiro garantido, como Associações ou Organizações Governamentais. Essa decisão se baseou no entendimento do grupo de que as ONG 's são iniciativas que dependem significativamente de apoio e divulgação para um funcionamento pleno. O objetivo primário seria aumentar a visibilidade dessas Organizações Não-Governamentais que lutam pela causa animal, através da criação de uma cartilha com informações gerais e um mapeamento de suas localizações, fortalecendo a rede de proteção animal em Viamão. Para a coleta de dados, seriam realizadas entrevistas sintetizadas de nove perguntas com os responsáveis das ONG´s para os mesmos explicarem suas atividades e impactos na comunidade. No total, foram procuradas sete ONG's do município de Viamão para participarem do projeto, por meio de contato como Instagram, Whatsapp, E-mail e número de telefone. Para cada organização, houve ao mínimo duas tentativas de contato, por diferentes plataformas, porém a única que tivemos retorno foi a ONG Projeto Raça Pra Quê. A falta de respostas impossibilitou o andamento do projeto original, afinal sem as entrevistas não haveria a possibilidade de coletar informações embasadas das ONG´s como: seus objetivos, motivações, criadores, atividades, desafios e funcionamento do dia-a-dia. Diante dessas circunstâncias, decidimos acrescentar no tema inicial “Diagnóstico das ONG`s no município de Viamão” o maior obstáculo que encontramos durante a execução do trabalho, a dificuldade de contato com as organizações. A ausência de um retorno pode ter ocorrido por inúmeras razões, mas imaginamos que o motivo mais comum seja que a própria estrutura interna da ONG seja limitada, com poucos colaboradores e muitas funções para cada um, o que torna difícil cumprir todas as demandas e possíveis solicitações. Por fim, os resultados parciais são: caso alguém tenha interesse pelos projetos e procure se voluntariar em algum deles, terá como maior dificuldade entrar em contato com os responsáveis, o que pode fazer com que as pessoas percam a vontade de auxiliar. Perante a essa situação, destaca-se a necessidade do retorno por parte das organizações, apenas assim elas terão maior apoio e visibilidade.
Palavras-chave
Referências
Cadastro de entidades protetoras de animais ONGs pessoa juridica. Disponível em: <https://www.viamao.rs.gov.br/cadastro-de-entidades-protetoras-de-animais-ongs-pessoa-juridica/>. Acesso em: 21 mar. 2024.
BATISTA, E. O papel e a importância das ONGs no Brasil. Disponível em: <https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-debate/o-papel-e-a-importancia-das-ongs-no-brasil/>. Acesso em: 21 mar. 2024.