Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
COMO USAR O CHAT GPT NA DOCÊNCIA?
Matheus Chagas Chaves, Priscila Silva Esteves, Nilo Barcelos Alves

Última alteração: 25-09-2024

Resumo


Nos dias atuais, muito se fala sobre a tecnologia e como ela tem mudado o nosso cotidiano. O avanço tecnológico proporcionou uma melhoria nas empresas, inovando seus processos produtivos. Ela facilita o trabalho humano, otimizando tempo. Segundo algumas revistas, as áreas mais impactadas pela tecnologia estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos. Apesar de ser uma grande ajuda, não se deve dispensar o conhecimento técnico em nenhuma de suas áreas de possivel aplicação. Além disso, ela impactou também diretamente não só no contexto profissional, mas também nas relações sociais. Todos podem se comunicar mesmo estando do outro lado do mundo, diferente do que era no passado onde eram usadas cartas como ponte para levar uma mensagem, que demoravam muito para chegar ao receptor. A comunicação mudou. A tecnologia avançou de um modo que nunca pensamos ser possível e pode ainda evoluir muito. Uma das recentes surpresas tecnológicas dos cientistas é a Inteligencia Artificial. Essa inteligência tecnológica consegue raciocinar, aprender e atuar de modo que normalmente apenas inteligência humana conseguiria. Ela busca resolver tarefas complexas, imitando o comportamento humano e tomando decisões de forma autônoma. Como exemplo de seus principais usos nas empresas estão o Chatbots, que são robos instalados em canais de chat. Assistente pessoal, que atende chamadas tendo o primeiro contato com quem telefonou, identificando o motivo da ligação e encaminhando para o profissional mais qualificado para tal situação. Existem muitas inteligencias artificais, mas a que tomou o ranking de mais acessada foi o Chat GPT. Ele tomou o topo de visualizações de artigos, incriveis 49,5 milhões de visualizações, superando temas notáveis como ''Mortes em 2023''. Seu nome ''Chat GPT'' vem da junção dos termos em inglês ''Chat'' (''conversa'') e da expressão ''Generative Pre-trained Transformer'' ou ''transformador gerador pré-uma resposta lógica. O software, portanto, simula uma conversa com um humano. Sua atividade ocorre por comandos, também nomeados de ''promts'', dados pelo usuário. Após o envio da mensagem, o Chat GPT recolhe todas as informações no banco de dados da internet e direciona ao usuário com uma resposta lógica formulada. As pessoas utilizam para responder dúvidas, desenvolver histórias, dar conselhos, estabelecer cronogramas e ainda sugere linhas de código para programadores. Quando se entende como ele funciona, seu uso pode ser de infinitas possibilidades. Dentre essas possibilidades, está sendo falado que pode ser usado na educação. É nessa questão problema que este projeto de pesquisa se concentra em obter respostas. Já foi discutido que ele possivelmente pode ser usado no contexto de educação, então a teoria a cerca de seu uso na sala de aula está completa, mas com a ajuda dos docentes do IFRS Campus Viamão analisaremos como eles utilizam ele na prática. Por meio de um formulário com perguntas objetivas e dissertativas sobre como cada professor o usa, compilaremos o máximo de conhecimento sobre o assunto. O formulário ainda não foi enviado para todos os professores responderem, mas testes e correções estão sendo feitos para um bom andar do projeto.



Palavras-chave


ChatGPT; educação; professores

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.