Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Estratégia de marketing para divulgação do evento de projeto integrador - Campus Viamão/RS
Juliana Sparremberger Ferreira, Rodrigo Augusto Rosa, Eduarda Mariana da Silva, Rafaela Silva Farias, Dan Barbosa Silva, Cibele Rossana Funck Donato

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


O Marketing é um processo da arte e habilidade cujo objetivo atrair pessoas de todas as formas possíveis. É um processo artístico de uma atividade de criação de conjuntos de demandas e processos para a criar, comunicar, atribuir no mercado e oferecer um produto que sempre atraia um serviço que satisfaça as necessidades e despejos do consumidor. Existem muitos métodos de Marketing, tais como Marketing digital e Marketing de Influência. O Marketing digital é um produto usado por marcas de canais online envolvendo estratégias para alcançar o público-alvo, personalizando suas mensagens na base online dos usuários. O Marketing de influência envolve pessoas para promover produtos de serviços e marcas. Essas pessoas influentes, são conhecidas como “influenciadores”, pretendem ter seguidores para engajar em plataformas como redes sociais. Porém, o que foi usado pelos alunos do primeiro ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão, foi o Marketing no formato de divulgação. Visto estarem responsáveis pela divulgação do evento que ocorreu no período vespertino desenvolvido na disciplina de projeto integrador. A metodologia utilizada iniciou com o planejamento do marketing do evento em formato de projeto e após elaborou os métodos usados foram banners digitais, criação de cartazes, divulgação em redes sociais, divulgação em salas de aula, criação de um Instagram, etc. O nosso objetivo principal como responsáveis pelo Marketing foi realizar a divulgação do evento denominado A Sociedade Mente ou Controla a sua Mente? Levantamos como objetivo três tópicos: informar, alertar e fazer refletir. Informar sobre o evento, como o horário, local e dia que ocorreria. Alertar sobre os palestrantes e o tema escolhido para as palestras. Fazê-los refletir sobre os temas. Após a realização do nosso evento, a divulgação do evento foi muito bem-sucedida e conseguimos fazer o que tínhamos em mente desde o início: divulgar. Durante todo o ano, os participantes do Marketing ficaram responsáveis pela divulgação geral do evento, desde a criação dos banners até o registro fotográfico do evento.  Desta maneira, o evento teve a participação de grande parte do nosso público-alvo graças à divulgação feita pela nossa equipe do Marketing, e com a ajuda da página oficial do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão no Instagram, o evento foi muito bem concluído e divulgado, apesar de todos os contratempos que tivemos durante a efetuação do nosso evento. Com a ajuda dos nossos orientadores, conseguimos fazer um bom trabalho em divulgar e registrar o evento, ganhando assim, uma oportunidade única que nos preparou para eventos futuros. Diante disso, o evento foi concluído com sucesso com a colaboração de todos os envolvidos. Possibilitando ao grupo responsável pelo Marketing do evento a oportunidade de aprender os caminhos de planejamento e ações no pré-evento, trans-evento e pós-evento.

Palavras-chave


Marketing; Divulgação; Público-alvo.