Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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MONITORIA NA PRÁTICA: O APRENDIZADO ALIADO AO MUNDO MAKER.
Jonas Sachet, Airton Canhola Bortoluzzi.

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


A atividade de monitoria proporciona uma valiosa experiência na trajetória acadêmica do aluno monitor. Ao se envolver nessa prática, o estudante é incentivado a aprofundar seus conhecimentos na disciplina, o que aprimora sua compreensão dos conteúdos lecionados em sala de aula. Além disso, a monitoria cria um ambiente acolhedor onde os colegas de curso podem esclarecer dúvidas, facilitando a continuidade do aprendizado e permitindo o retorno de estudantes que se afastaram por razões diversas. Neste semestre, tive a oportunidade de participar como monitor na área de Mecânica, mais especificamente em Desenho Técnico e Fabricação Assistida por Computador. Durante essa experiência, pude desenvolver minhas habilidades de comunicação, essenciais para a minha futura carreira profissional. Colaborei ativamente com o professor, oferecendo assistência cuidadosa e proativa aos alunos. Estive sempre disponível para esclarecer dúvidas, proporcionando suporte necessário para o progresso acadêmico dos alunos que monitorava. Esta vivência foi fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de ter contribuído de maneira significativa para o aprendizado dos meus colegas. As disciplinas da área de Mecânica / Desenho Técnico permitem trabalhar com a Fabricação Assistida por Computador através de vários processos, entre eles a manufatura aditiva ou impressão 3D e o corte a laser. Vários docentes têm demandado a fabricação de peças, assim como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades (NAPNE). Entretanto, a falta de disponibilidade docente impede a pronta execução, bem como transferir esse conhecimento aos alunos interessados no processo. Dessa forma, a monitoria, além de atender os alunos de Desenho Técnico dos cursos Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica e Engenharia Mecânica, pode aprender e trabalhar com a impressão 3D e o corte a laser, auxiliando na elaboração de kits didáticos, material de apoio para o NAPNE e auxílio nos demais projetos e componentes curriculares dos cursos de mecânica. Assim, foram desenvolvidas várias atividades práticas, tais como: corte de peças para os kits de robótica do curso Técnico em Mecatrônica; foram elaboradas caixas de armazenagem para o laboratório de soldagem, via corte a laser; realizou-se o corte a laser de vários gabaritos para a área de modelagem dos cursos de Modelagem de Vestuário e Design de Moda. Através da impressão 3D, conseguiu-se imprimir em Poliamida e ABS, materiais considerados de engenharia, além de PLA. Para tanto, houve a necessidade de se construir um caixa para manter a impressora isolada termicamente, visando mantê-la aquecida, o que permitiu impressões de qualidade com diversos tipos de filamentos.


Palavras-chave


Monitoria, impressão 3D e corte a laser

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