Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL
Isabelly Marques De Souza, Stefany de Oliveira da Silva, Ana Carolina Jaeger, Júia Barbosa dos Santos, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 07-11-2023

Resumo


Nosso tema é sobre marketing digital. O marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas nas plataformas digitais (sites, blogs, e-mails, redes sociais, buscadores, etc), com o objetivo de promover uma marca, criar relacionamentos com o público e gerar oportunidades de negócio. Como nos dias atuais o consumidor compra menos jornal impresso , escuta menos rádio e opta por se informar cada vez mais sobre as notícias e produtos pela internet, onde são atualizados com mais frequência e tem acesso mais amplo a diversos produtos, por esse motivo o marketing tem um espaço cada vez mais amplo para atuar na internet atualmente. Esse exemplo dá uma base de como funciona o marketing digital. O marketing contempla diversas áreas, algumas delas são: Inbound Marketing, Estratégias de SEO, Mídias Socias, Tráfego Pago, e Marketing De Conteúdo. A área de marketing digital é importante, porque, ao ser aplicada de forma adequada em uma empresa, pode gerar resultados ótimos e diferenciar o seu negócio da concorrência, para se destacar no mercado e ter melhores lucros e visibilidade. Por essa razão, o marketing é uma ferramenta que é aliada a qualquer empresa, auxilia no processo dessas adaptações de maneira rápida e eficaz, pois ele é responsável por definir os mercados-alvo, identifica e quantifica as necessidades dos clientes, através da comunicação dos produtos e serviços ofertados. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que uma empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes. Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos. Para compreendermos mais sobre esse assunto, fizemos diversas buscas em sites e artigos acadêmicos, e além de usarmos esses métodos, também realizamos uma entrevista com alguém que atuasse nessa área. Entramos em contato com a Andressa Oliveira, que atua nessa área. Ela é responsável por anunciar e vender produtos de lojas onlines. Com essa entrevista, conseguimos entender um pouco mais sobre o que seria o marketing digital, como ele funciona, a importância dele em meio as empresas hoje em dia, no requisito de vendas, divulgação,e também as ferramentas estratégicas de Marketing, que são a engrenagem de um negócio. Sem elas, as estratégias de divulgação jamais poderiam ser tão precisas e sofisticadas, e o poder dos profissionais cairia drasticamente, seja no planejamento, seja na otimização de resultados, as ferramentas que podem ser usadas como exemplo sobre esses requisitos são: estudio, ion, google analytics, canva, rock stage, in shot…, entre outros. O marketing digital é um dos assuntos mais abordados no momento, por ser uma ferramenta que facilita o nosso dia a dia.

Palavras-chave


Marketing Digital; Ferramentas; Importância