Última alteração: 09-11-2023
Resumo
Ensinar ciências da natureza na educação básica deve envolver conceitos e saberes à biologia histórica, visando abordagem interdisciplinar permeando, dentre outras, a paleontologia, biogeografia, ecologia, teorias evolutivas, genética, antropologia. Ao trabalhar tais conceitos, podemos apontar duas problemáticas: 1) Restrito de conhecimento de conceitos basais dos estudantes e 2) Reduzido recurso aos docentes, recursos esses didáticos (modelos, jogos, dinâmicas…) ou humanos (formação apropriada, tempo para planejamento e organização). Assim, idealizou-se construir um jogo didático paleontológico na utilização no ensino de ciências da natureza, visando aprendizagem significativa, por meio de atividade lúdica que permeia o desenvolvimento cognitivo, a motivação, a criatividade e a socialização entre pares. Para iniciar o jogo os alunos devem primeiro recortar as peças de cada participante e montar o dado que acompanha o tabuleiro. Poderão jogar quantos participantes desejarem. Quando o número de pessoas for maior que quatro, basta improvisar (tampinhas, pedrinhas, sementes) ou ampliar peças, tornando esta atividade autônoma e democrática. Estudantes decidem quem começa a jogar. O objetivo do jogo é chegar até o seu final, aprendendo sobre os conceitos de paleontologia, como a evolução dos seres vivos, os fósseis e a estratigrafia. E após o jogo, é possibilitado ao docente promover discussão e reflexão das aprendizagens. Quanto à construção do jogo, consulta-se o material disponível em livros didáticos para alinhar o saber ao entretenimento. Conforme a disponibilidade de material de consulta, neste caso o próprio jogo, será possível proporcionar uma aprendizagem inicial satisfazendo um pré-requisito esperado para ocorrer o jogo. À medida que os jogadores forem se apropriando das informações eles terão a oportunidade de transformar um conhecimento prévio em científico. As informações do jogo estarão dispostas em um regulamento, no qual será feita a consulta sobre regras a seguir por cada jogador. O aluno deverá aguardar as instruções que serão passadas pelo professor de forma oral. Após, ocorre a distribuição da turma em grupos de até quatro pessoas. A duração do jogo irá depender do avanço de cada jogador, ficando estabelecido que não poderá ultrapassar o tempo de 45 minutos. Espera-se significados para aprendizagem dos conceitos de paleontologia, permitindo reflexão de conhecimentos prévios, estimulando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como a capacidade de raciocínio, a solução de problemas e a tomada de decisões, fazendo com que eles se interessem pelo tema e trabalhem em equipe. Esta proposta didática do jogo se manifesta como algo atrativo ao ensino de biologia histórica, no despertar do interesse e motivação dos estudantes, sendo adequado ao nível de conhecimento dos alunos Ainda, acessível para os professores de escolas públicas, com facilidade de uso em sala de aula.