Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Jogos como recursos didáticos para aulas de paleontologia
Andressa Machado Rubin, Evandro Damasceno Morais, Denirio Itamar Lopes Marques, Renata Raquel Veríssimo Gomes, Dyowanne Hiulei Schmitt, Luciane Lemos da Silva, Ana Maria de Jesus

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


Ensinar ciências da natureza na educação básica deve envolver conceitos e saberes à biologia histórica, visando abordagem interdisciplinar permeando, dentre outras, a paleontologia, biogeografia, ecologia, teorias evolutivas, genética, antropologia. Ao trabalhar tais conceitos, podemos apontar duas problemáticas: 1) Restrito de conhecimento de conceitos basais dos estudantes e 2) Reduzido recurso aos docentes, recursos esses didáticos (modelos, jogos, dinâmicas…) ou humanos (formação apropriada, tempo para planejamento e organização). Assim, idealizou-se construir um jogo didático paleontológico na  utilização no ensino de ciências da natureza, visando aprendizagem significativa, por meio de atividade lúdica que permeia o desenvolvimento cognitivo, a motivação, a criatividade e a socialização entre pares. Para iniciar o jogo os alunos devem primeiro recortar as peças de cada participante e montar o dado que acompanha o tabuleiro. Poderão jogar quantos participantes desejarem. Quando o número de pessoas for maior que quatro, basta improvisar (tampinhas, pedrinhas, sementes) ou ampliar peças, tornando esta atividade autônoma e democrática. Estudantes decidem quem começa a jogar. O objetivo do jogo é chegar até o seu final, aprendendo sobre os conceitos de paleontologia, como a evolução dos seres vivos, os fósseis e a estratigrafia. E após o jogo, é possibilitado ao docente promover discussão e reflexão das aprendizagens. Quanto à construção do jogo, consulta-se o material disponível em livros didáticos para alinhar o saber ao entretenimento. Conforme a disponibilidade de material de consulta, neste caso o próprio jogo, será possível proporcionar uma aprendizagem inicial satisfazendo um pré-requisito  esperado para ocorrer o jogo. À medida que os jogadores forem se apropriando das informações eles terão a oportunidade de transformar um conhecimento prévio em científico. As informações do jogo estarão dispostas em um regulamento, no qual será feita a consulta sobre regras a seguir por cada jogador. O aluno deverá aguardar as instruções que serão passadas pelo professor de forma oral. Após, ocorre a distribuição da turma em grupos de até quatro pessoas. A duração do jogo irá depender do avanço de cada jogador, ficando estabelecido que não poderá ultrapassar o tempo de 45 minutos. Espera-se significados para aprendizagem dos conceitos de paleontologia, permitindo reflexão de conhecimentos prévios, estimulando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como a capacidade de raciocínio, a solução de problemas e a tomada de decisões, fazendo com que eles se interessem pelo tema e  trabalhem em equipe. Esta proposta didática do jogo se manifesta como algo atrativo ao ensino de biologia histórica, no despertar do interesse e motivação dos estudantes, sendo adequado ao nível de conhecimento dos alunos Ainda, acessível para os professores de escolas públicas, com facilidade de uso em sala de aula.



Palavras-chave


Jogos na Educação; Ciências da Natureza; Paleontologia

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.