Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
A MÚSICA E A CIÊNCIA EM SALA DE AULA: A música “The greatest show on Earth” e a evolução.
Marcio Alexandre Sivinski, Rosana Serpa

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


Na educação devemos driblar inúmeros pontos negativos, que estão diariamente afetando o processo pedagógico. Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde a informação está presente massivamente a todos, mas em contrapartida estas informações são recebidas em quantidade superior à que a pessoa consegue assimilar, e muitas vezes sem uma filtragem coerente. Assim o uso de mídias na educação pode ser de grande importância, uma vez que pode auxiliar o educador no processo pedagógico a se realizar. A relação da música nas mais diversas temáticas culturais, a torna uma ferramenta social de extrema importância na construção de uma sociedade consciente da realidade em que se situa. Objetivando-se a construção de processos estruturais do conhecimento do indivíduo, de forma que o mesmo assimile o proposto de modo proveitoso. Diante de pesquisa bibliográfica sobre o assunto proposto, foi construída uma discussão sobre, a fim de elucidar pontos de convergência entre as metodologias usadas na educação e o cenário da música existente. Durante o processo de aprendizagem social e educacional humana na sociedade, a música se faz presente nos processos pedagógicos com grande eficácia. Desde a infância, as crianças são levadas a ter contato com a aprendizagem através da musicalização. Durante o seu desenvolvimento na sociedade, estes processos se desprendem, a musicalidade se tornando uma forma de divertimento e lazer social. Alguns artistas de nossa sociedade preocupados com a realidade em que vivemos, usam suas habilidades musicais para transmitirem seus pontos de vista. Os temas relacionados à ciência e meio ambiente, são pouco utilizados usualmente, mas há aqueles que incorporam em seus trabalhos os temas abordados, desde artistas que usam abertamente a temática ambiental e a artistas que realizam homenagens a cientistas como Richard Dawkins e trazem o contexto da evolução para o grande público, musicalizando a evolução durante a vida. Assim temos o exemplo da música The greatest show on earth da banda finlandesa Nightwish. Trazendo juntamente aos fatos científicos, a musicalidade e a licença poética, para trazer ao público a evolução e surgimento da vida na terra. Incorporando um contexto científico, trazendo conceitos como “Horizonte arqueano”, “Lei cósmica da gravidade”, “L.U.C.A.”, “Lucy de Afar”, “Ionia, o berço do pensamento” entre outras, traz uma concepção e contexto que podem ser potencializadores na divulgação científica. A música pode ser usada como instrumento didático para a conscientização de membros da sociedade que são usuárias desta forma cultural. Assim tendo a música como aliada no seu cotidiano, o educador pode abranger novas formas de abordagem para com o educando, podendo assim alcançar de forma não-usual novas áreas no seu processo pedagógico. A fim de ter um processo pedagógico coerente, temos que enfatizar que as mídias possuem sua liberdade artística, e que devemos tomar cuidado em utilizar este material sem um estudo prévio. Concluindo-se que as mídias podem ter papel muito importante na construção de processos pedagógicos, em que o educador possa utilizar as mídias que estão ao alcance do educando, facilitador da assimilação do conhecimento proposto.



Palavras-chave


música; divulgação científica; evolução