Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A formação do leitor e o ensino de literatura no ensino médio
Claudia Vortmann Dos Santos, Vanessa Hack Gatelli

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


A leitura desempenha um papel essencial no aprimoramento intelectual e no desenvolvimento do pensamento crítico. Contudo, é comum que muitos estudantes do ensino médio enfrentam dificuldades para ler e compreender textos literários, o que pode prejudicar sua formação. Logo, o ensino de literatura no ensino médio desempenha uma função crucial na formação de leitores críticos e conscientes, capacitando-os a compreender e interpretar uma ampla variedade de obras literárias. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de literatura no ensino médio e sua relação com a formação de leitores críticos e conscientes. O projeto se encontra em fase inicial, de revisão bibliográfica. De acordo com a leitura de Amorim et al (2022) o ensino de literatura no ensino médio, se dá por meio da aprendizagem de noções de teoria literária, como gêneros textuais, noções de estilística e funções e figuras de linguagem. Além disso, os textos literários com frequência são trabalhados de forma cronológica, dentro do contexto de suas respectivas das escolas literárias, como Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, entre outros. Dessa forma, com frequência o texto literário fica em segundo plano. O risco dessa abordagem é que mesmo quando o texto literário é lido, isso é feito somente dentro de seu contexto de publicação, não se fazendo conexões intertextuais com obras contemporâneas, por exemplo. O que muitas vezes acontece, é que os alunos acabam focando em listas de características (seja de um autor ou de uma escola literária) e nomes de obra. Esse enfoque pedagógico, além de enfadonho, não contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Para esse problema, as leituras realizadas até o momento apontam para algumas soluções. A forma que a literatura pode ser explorada nas salas de aulas pode ser diferente, levando os alunos a se interessar por textos literários, partindo de textos mais próximos à sua realidade, tanto espacial quanto temporalmente. Além disso, o texto literário deve estar no centro das aulas da literatura, não deve ficar em segundo plano para dar lugar ao ensino de características de escolas literárias, por exemplo. Outro ponto importante que surgiu ao longo da pesquisa foi a leitura crítica de documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa e literaturas na educação básica, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular - a mais recente legislação acerca do currículo da educação básica) e de como a prática da sala de aula está distante daquilo que foi proposto nesses documentos. Conclui-se que o ensino de literatura não mudou muito ao longo dos séculos, apesar da revolução tecnológica das últimas décadas.


Palavras-chave


Ensino de literatur; Ensino médio; Formação do leitor