Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Implementando a educação financeira no IFRS Campus Viamão
Kamilly Martins Sarturi, Júlia Lima Vaz, Laura Oliveira Luz, Sérgio Roberto Kapron

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


Segundo a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil, 2018), através de uma pesquisa, chegaram à conclusão de que, em cinco anos, iniciativas de educação financeira aumentaram em 72% no país, mostrando  conscientização dos benefícios da educação financeira e disposição em trazê-la à tona, principalmente por meio das instituições educacionais que incluem o tema nos seus currículos. Entende-se que a causa disso é o fato de que os  jovens precisam lidar com o dinheiro cada vez mais cedo, porém muitos não possuem uma experiência significativa com gerenciamento de finanças pessoais, o que acaba levando-os a enfrentar uma série de desafios. Posto isso, a educação financeira se torna um ótimo recurso para os jovens, pois fornece habilidades e conhecimentos necessários que ajudam a gerir as finanças de forma eficaz, contribuindo assim para uma vida financeira mais saudável. Como forma de apoio, a ideia do Projeto Integrador Implementando a Educação Financeira no IFRS Campus Viamão, é desenvolver um plano estratégico para contribuir com o crescimento da educação financeira no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Viamão sem precisar tomar grandes providências, que esteja a alcance, e que possa ser concluída a médio/curto prazo. Dessa forma, os alunos do Campus Viamão podem garantir um rápido avanço no ensino de educação financeira. Tendo esse objetivo em mente, foi feita uma pesquisa através de um formulário direcionado às quatro turmas de primeiros anos deste campus com perguntas objetivas que respondessem sobre o nível de conhecimento de Educação Financeira dos alunos. Para a análise dos dados coletados, foi feita uma  pesquisa de conhecimento e estatística descritiva com estes alunos, e com o resultado nota-se a importância que existe em desenvolver uma forma de contribuição para aumentar o nível intelectual de conhecimento sobre o tema, e também  fornecer subsídios para que os estudantes possam fazer escolhas financeiras adequadas sem que haja uma preocupação desnecessária. A pesquisa também mostrou a importância do tema e como ele é fundamental para os jovens. Portanto, com base nos resultados, a ideia de plano estratégico desenvolvido foi uma oficina de Educação Financeira complementada com materiais didáticos (apostilas), como atividade extracurricular para que os alunos do IFRS Campus Viamão que se interessarem pelo tema pudessem ter o direito de escolha de aprender sobre o tema. Com isso, esse projeto conclui os seus principais objetivos que é apresentar a importância da Educação Financeira e, em decorrência, sugerir formas de introduzi-la no Campus.



Palavras-chave


Educação Financeira; Atividade Extracurricular; Jovens