Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO CONEXÕES E APRENDIZADOS: MARKETING E EMPREENDEDORISMO EM VIAMÃO
Manuella Rodrigues Muniz, Luiza Venzke Bortoli Foschiera

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


Este projeto de ensino visa aprimorar o conhecimento de Marketing e Empreendedorismo, promovendo a integração, conexões e o aprendizado, por meio da aplicação prática dessas disciplinas com as organizações de Viamão e a comunidade. O programa enfatiza a importância de integrar a teoria com a prática, proporcionando aos alunos do IFRS - Campus Viamão uma experiência mais realista e alinhada com a dinâmica de Marketing praticada na comunidade local. Para isso, foram desenvolvidos materiais didáticos para a aprendizagem, que abordam temas como produto, preço, distribuição, promoção, serviços e Empreendedorismo. Os temas abordados incluem não apenas os aspectos fundamentais, mas também se estendem ao estudo aprofundado do comportamento do consumidor. Isso permite que os alunos entendam de forma mais clara como as decisões dos consumidores impactam nas estratégias de Marketing e Empreendedorismo na realidade. Além disso, buscamos vídeos de pequenas empresas brasileiras para criar conteúdo que possibilita reflexões e conexões com a realidade local. Esses recursos são utilizados em cursos integrados ao ensino médio e no ensino superior. Realizamos um estudo de caso com a empresa DHMed localizada no Parque Tecnológico da PUCRS, em Viamão. O Empreendedorismo foi um dos focos desse estudo de caso, visto que a proposta se concretizou a partir de uma participação do CEO da empresa em uma aula de Empreendedorismo. Em um primeiro momento, foi feita uma avaliação do perfil do empresário. Em seguida, para o desenvolvimento do caso, houve frequente contato e visita à empresa. Dessa forma, a disponibilidade do empreendedor foi fundamental para a realização da proposta. Juntamente com estas atividades, o projeto propõe uma iniciativa de sensibilização para o consumo consciente na moda, contando com uma roda de diálogo com alunos de diversas idades e cursos do IFRS – Campus Viamão, para que os mesmos reflitam sobre o consumo desenfreado na sociedade e sobre o seu próprio consumo. O foco desta roda de conversa também é a troca de informações entre os alunos, permitindo o compartilhamento de experiências e conhecimentos.  A bolsista do projeto adquire competências práticas e teóricas, que serão cruciais para a sua futura carreira e vida pessoal, enquanto as empresas locais utilizadas como estudos de caso beneficiam de novas perspectivas e soluções para seus desafios. Por fim, o projeto contribuiu significativamente para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos, proporcionando benefícios e aprendizagem em Marketing e Empreendedorismo. Além de que, é notável a integração entre estudantes, professores e comunidade empresarial da região de Viamão, sendo um elemento-chave para o sucesso deste projeto de ensino.



Palavras-chave


Marketing; Empreendedorismo; Viamão.