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Agroecologia e educação ambiental: hortas escolares para uma alimentação mais saudável.
Última alteração: 08-11-2023
Resumo
A apresentação descreve o projeto de hortas escolares agroecológicas do programa EcoViamão, localizado no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Ela é uma ferramenta pedagógica importante para desenvolver valores socioambientais nas escolas, tais como: Educação Ambiental, Cooperativismo e Segurança Alimentar. Ao contribuir para a construção do pensamento agroecológico, os estudantes envolvidos têm contato com a terra e se conectam com a natureza. O projeto coloca em relevância a alimentação saudável e a preservação ambiental. A experiência do bolsista se dá nas escolas estaduais Ayrton Senna, Almirante Bacelar e Walter Jobim. O projeto possibilita a prática de atividades pedagógicas na horta sobre as plantas medicinais, unindo teoria e prática, auxiliando no processo de aprendizagem e fortalecendo o trabalho coletivo. Além do relógio do corpo humano, os alunos participam de atividades, como construção, plantio e colheitas nos canteiros. O plantio é a parte preferida dos alunos, principalmente das crianças das séries iniciais, que fazem muitas perguntas e ficam encantadas com o desenvolvimento das plantinhas cultivadas por eles. Em dias de chuva, as visitas não são interrompidas, pois seguimos com atividades educacionais com vídeos informativos sobre consumo consciente, inclusão, preservar e conservação ambiental. Dialogamos sobre como produzir alimentos sem utilizar substâncias tóxicas, compartilhando saberes de como desenvolver essas práticas nas escolas. Promovemos o contato dos estudantes com o ambiente natural e desenvolvemos a consciência crítica de que responsabilidade ambiental é de todos, não só dos adultos ou dos governos, propiciando um ambiente de aprendizagem de forma criativa e animada, mais significativo sobre conceitos muitas vezes abstratos ou do senso comum de sustentabilidade e alimentação saudável. O projeto proporciona uma experiência muito rica e produtiva, promovendo mudança comportamental dos envolvidos. Desenvolvemos valores sustentáveis, tais como valorização da terra, do solo e do alimento agroecológico, por exemplo. Os estudantes se conectam com a natureza de forma lúdica, entendem o contexto sobre alimento saudável e replicam os conhecimentos praticados nas escolas para suas famílias.Promover o contato dos estudantes com o ambiente natural e desenvolver a consciência crítica de que responsabilidade ambiental é de todos, não só dos adultos ou dos governos, enfim, propicia um ambiente de aprendizagem com mais sentido sobre conceitos muitas vezes abstratos de sustentabilidade e alimentação saudável. O apoio mútuo entre bolsistas e empatia, também tem sido muito importante, além da equipe técnica do projeto, mostrando que o conhecimento é sempre produto de uma troca mediada pela realidade em que vivemos.
Palavras-chave
Natureza; Agroecologia; Hortas Escolares
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