Última alteração: 09-11-2023
Resumo
A expansão e popularização da internet e das redes sociais ampliaram o acesso à informação de ao menos parte da população brasileira. Entre os canais de disseminação de conhecimento – mas também de fake news – destaca-se o podcast. Além disso, seu uso como ferramenta na área de educação tem se multiplicado e diversos canais utilizam esse recurso para divulgar informações de diferentes campos do saber. Foi neste contexto que o projeto e podcast de ensino “IFRS - História No Ar!” teve início no Campus Viamão no ano de 2019 e segue envolvendo estudantes do Ensino Médio Integrado e disponibilizando seus episódios na internet. O objetivo é proporcionar um espaço de aprofundamento de conhecimentos, debate e divulgação de temas contemporâneos relacionados ao campo da História e demais áreas das Ciências Humanas. A metodologia utilizada consiste na reunião semanal do orientador com os bolsistas do projeto (2) para discutir e definir o tema a ser abordado em cada programa, a participação de eventuais convidados, compartilhar e debater as leituras preparatórias, definir o roteiro para posterior gravação, edição e publicação dos episódios. No primeiro programa da quinta edição do projeto, foi debatida a formação da identidade gaúcha. A abordagem privilegiou o debate das perspectivas envolvidas, ou seja, da História, da tradição vivida diariamente e como as imagens relacionadas ao “gaúcho” se reproduzem e são problematizadas no Ensino de História. De tal modo, a equipe do projeto e seus convidados foram estimulados a debater suas perspectivas sobre a construção do tradicionalismo, os preconceitos presentes na sua constituição e as resistências em relação às mudanças nas suas bases, as disputas políticas e parlamentares em torno da proposta de alteração no hino sul-rio-grandense, como os jovens veem e se comportam diante da tradição gaúcha e como o tradicionalismo se encontra nos dias atuais. Para a continuidade da atual edição do projeto, está planejado abordar temas como o projeto dos Institutos Federais e a educação profissional e como o adoecimento emocional afeta a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes.