Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE MECATRÔNICA: APRENDENDO E ENSINANDO NA PRÁTICA
Pedro Henrique Alban, Alisson Dalsasso Corrêa de Souza

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


A monitoria de mecatrônica empenhou-se em ajudar alunos do curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos e Lógica de Programação, Eletroeletrônica e Automação Industrial, estes componentes visam ensinar os estudantes a projetar, instalar, operar, programar, parametrizar, medir e realizar testes de equipamentos automatizados, principalmente com o uso da eletrônica e programação em Ladder ou Arduino. Os atendimentos aos alunos acontecem no laboratório de Hidráulica e Pneumática, ou caso necessário, nos laboratórios de informática, para resolver e entender tarefas e trabalhos pendentes. A monitoria de mecatrônica iniciou-se no dia 12/06/2023, com 08 horas semanais, chegando a ter mais de 20 alunos em um mesmo dia de atendimento. Os principais registros dos atendimentos envolvem dificuldades dos alunos em terminar seus projetos, visto que são trabalhos longos e que precisam de equipamentos que estão disponíveis no Campus, como sensores, microcontroladores, fios e bancadas para circuitos elétricos. A monitoria ajudou a desenvolver bastante responsabilidade para lidar com diversos alunos, utilizando componentes que podem estragar, foi fundamental uma personalidade séria e conhecimento para não permitir possíveis erros que resultem em prejuízos nos laboratórios. A ação de ensino desenvolveu também algumas capacidades pessoais do monitor, como conseguir identificar com maior facilidade erros e pontos passíveis de melhora nos trabalhos dos alunos, como dificuldades na linguagem de programação e dificuldades em entender circuitos elétricos. Por conta da prática e necessidade, o monitor melhorou bastante sua comunicação e capacidade de explicação, afinal precisou se adaptar a forma de raciocínio de estudantes com mais dificuldades, para conseguir passar as informações de maneira clara, mesmo tratando-se de assuntos complexos que não foram vistos no ensino fundamental. Por conta da dificuldade dos conteúdos técnicos, a procura por atendimentos da monitoria foi alta, principalmente em finais de trimestre, para a realização de ajustes em códigos Arduino, circuitos eletrônicos, simulações de trabalhos com o uso de Contorlador Lógico Programável (CLP) e códigos Ladder com problemas. Em eletroeletrônica, os discentes aprendem a realizar ligações elétricas para ligar componentes, demandando do monitor estar apto a auxiliar e corrigir os erros, evitando problemas e preservando bancadas, lâmpadas e motores. A prioridade da bolsa de ensino é auxiliar estudantes com dificuldades, mas, além disso, em momentos em que não houve procura, o monitor ajudou na preparação das aulas de seu orientador, organizando o laboratório de Hidráulica e Pneumática, guardando novos equipamentos e consertando fios e componentes que são usados, como extensões e fontes de bancada, durante as aulas. Também, no último trimestre do ano, os alunos do primeiro ano de Mecatrônica aprenderam a soldar com estanho, para ajudar nas aulas, foi desenvolvido um projeto de solda, que se trata de um carrinho desenhado no Software Autodesk Inventor e produzido a partir do corte a laser. A monitoria desempenha um papel crucial em apoiar o sucesso dos alunos em suas matérias técnicas e contribui para o funcionamento eficaz dos laboratórios da área.



Palavras-chave


monitoria, mecatrônica, laboratório