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PROJETO REDESENHO DA MATRIZ AGROECOLÓGICA: QUALIFICAÇÃO E GESTÃO DE COOPERATIVAS E SEUS ASSOCIADOS
Carine Márcia Pietroski, Claudio Fioreze

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


Um dos objetivos do Projeto Redesenho da Matriz Agroecológica do Assentamento Filhos de Sepé, localizado em Viamão-RS, vinculado por sua vez ao Programa Eco Viamão, é apresentar estudos e análises de dados financeiros na área administrativa de cooperativa, com enfoque na Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão – COPERAV, contribuindo na captação de recursos financeiros com melhores taxas e prazos. Atualmente o trabalho principal se refere à captação de novos recursos para as demandas de lavoura de arroz orgânico da safra 2023/2024 dos associados da COPERAV. É histórica a prática da cooperativa em financiar em forma de custeio de lavoura os seus associados produtores de arroz orgânico, visto a características de dificuldades de acesso ao crédito bancarizado e falta de recursos próprios por parte destes agricultores. Identifica-se que os recursos aplicados na hora e quantidade certas fazem com que a produtividade e renda dos associados aumentem consideravelmente. Buscar mecanismos mais eficientes de gestão desse processo é desafio permanente da organização. Para além disso se faz necessária a organização de recursos de fluxo de caixa para as demandas de custos variáveis para atender novos mercados de comercialização do Programa de aquisição de alimentos( PAA) e do Programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Estas operações de comercialização para órgãos institucionais, como estados e grandes municípios geralmente são em grandes volumes e para outros estados. O custo com industrialização, embalagens, fretes, impostos e outras despesas é de volume considerável. Porém o recebimento pode chegar a 90 dias após a entrega da mercadoria. Para tanto se faz necessário volume de capital de giro suficiente para atender tal demanda. Identificadas as demandas desenvolvemos um trabalho de análise de fluxo de caixa, sínteses e propostas de soluções técnicas e financeiras nas áreas de gestão administrativa de cooperativas, em especial com foco na otimização de custos, relações com o mercado e também regularização documental. Oficinas foram realizadas junto a cooperativas de crédito para sanar dúvidas relacionadas à captação dos recursos. O principal método utilizado para o trabalho são reuniões com os grupos de produção, com a acessória jurídica, apresentação de dados e relatórios de anos anteriores e planejamento com as futuras demandas no mercado institucional. Conclui-se que avanços já foram identificados, mas a muito por fazer, principalmente na formação sobre gestão financeira para quadro social da cooperativa e seus colaboradores.  Importante que todos compreendam que a gestão dos recursos deve ocorrer na cooperativa, mas também nas atividades das famílias do quadro social.

 

 


Palavras-chave


gestão financeira; análise de custos; cooperativismo.