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Agroecologia com crianças: a importância do hábito desde a primeira infância
nathalia gonçalves dos santos, Claudio Fioreze, Mérli Leal Silva

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


A agroecologia é uma abordagem agrícola que promove a sustentabilidade, a biodiversidade e a integração dos sistemas agrícolas com o meio ambiente. Ensinar crianças sobre agroecologia desde a primeira infância é uma estratégia importante para promover práticas agrícolas mais sustentáveis e conscientes desde cedo, estimulando assim a conexão com a natureza, educação alimentar, consciência social e de sustentabilidade, cidadania ativa, habilidades práticas e de resolução de problemas, entre outros. O Programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno) desenvolve o projeto de extensão Hortas Escolares Agroecológicas para promover a segurança alimentar, a cooperação e a educação ambiental, o trabalho foi realizado em 2023 nas escolas da rede de ensino estadual de Viamão, Levar agroecologia para as escolas é um ato de resistência à lógica capitalista na agricultura e na sociedade, é uma ciência, uma prática e um movimento multidisciplinar que redefine as abordagens tradicionais de manejo de agroecossistemas. Dentro do programa de hortas escolares as crianças desempenham um papel ativo no processo social em que estão inseridas. Elas são, ao mesmo tempo, parte da cultura e da natureza, desenvolvendo uma paixão natural por espaços livres e em contato com a natureza. Nosso objetivo é explorar o que as crianças podem aprender ao trabalhar e brincar na natureza e como isso pode contribuir tanto para a preservação ambiental quanto para a construção do conhecimento agroecológico. O processo de trabalhar com elementos como terra, água, ar, animais, plantas e outros elementos naturais desperta nas crianças uma relação afetiva com o ambiente natural, Isso promove a compreensão das interconexões entre esses elementos e da dinâmica natural. Em resumo, os conhecimentos que as crianças adquirem ao trabalhar com a natureza não são apenas racionais, mas também sensoriais, e constituem a base para o desenvolvimento de conhecimentos agroecológicos mais avançados visando assim construir um futuro mais compreensivo em relação a essa ciência e estimular um senso de responsabilidade social desde cedo.

Palavras-chave


Agroecologia; Educação; Infância

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