Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Ludicidade Indigena: resgate, prática e legado da memória ancestral lúdica dos mais velhos em uma comunidade indigena Guarani Mbyá de Viamão, Rio Grande do Sul
Giulia Toffoli Rodrigues, Rafaela Silva Zilio, Arthur Magno Lisboa, Thales Ambrósio de Alburquerque Ferraz, Marina Toffoli Santos, Iury de Almeida Accordi, Andréia Ambrósio Accordi

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


A visão de infância dos Mbyá Guarani parte do brincar como tônica primordial do especificamente infantil, sendo que as brincadeiras sempre são transmitidas dos mais velhos para os mais novos, oralmente, nunca por meio da escrita. Porém, verifica-se que os próprios indígenas estão percebendo a necessidade, atualmente, de encontrar formas de registrar midiaticamente sua cultura, como forma de divulgar seu modo de vida e suas tradições aos não indígenas. Objetiva-se desenvolver atividades visando o registro e a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados por indígenas mais velhos, da comunidade Guarani-Mbyá do Cantagalo, em suas infâncias e adolescências por meio de resgate das suas memórias ancestrais. O público-alvo prioritário é dividido em dois estratos: os mais velhos, que contarão suas memórias e os mais jovens, que irão vivenciá-las. O projeto envolve três etapas: resgate, prática e legado. Todas as etapas estão sendo registradas em vídeo e serão editadas para gerar, ao final, um documentário. O resgate envolve entrevistas abertas com os indígenas mais velhos; na fase da prática, as atividades lúdicas que foram narradas na fase de resgate são aplicadas aos jovens na forma de oficinas de atividades lúdicas. Na fase de legado será produzido um vídeo documentário. O contato com os indígenas depende de uma intermediação e de intermediação do cacique, que é colaborador no projeto. Até o momento, foi possível a realização de duas entrevistas e a produção do vídeo de uma brincadeira, conhecida como tata urá xiverê, protagonizado por crianças indígenas da aldeia. Pretende-se, até o final do projeto, entrevistar mais indígenas e finalizar a produção do documentário.

Palavras-chave


Jogos, brinquedos e brincadeiras; recursos audiovisuais; ludicidade.