Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
HORTAS ESCOLARES AGROECOLÓGICAS COMO RESPOSTA PARA A INSEGURANÇA ALIMENTAR
Claudio Fioreze, Gustavo Ribeiro Da Luz

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


A insegurança alimentar é um  problema crescente no Brasil. Infelizmente as populações historicamente excluídas, como por exemplo os negro, perifericos e nativos, são as mais atingidas por ela. Com objetivo de educar a comunidade escolar  e combater os  impactos causados por esse problema,  foi implantado no município de Viamão, o Projeto Hortas Escolares Agroecológicas. O  Programa Eco Viamão, do IFRS, visa construir conhecimento agroecológico, com ações práticas de produção de alimentos saudáveis nas escolas. Sobretudo, a ação debate questões ambientais e impulsiona o contato e respeito para com a natureza.

Em vários territórios do município de Viamão, a população enfrenta insegurança alimentar, por  isso a implantação de práticas  agroecológicas se torna uma ferramenta fundamental. Com o programa nas escolas, toda a comunidade é beneficiada, pois são ações concretas de mudança comportamental em relação a alimentação e preservação do meio ambiente. Em algumas situações a única refeição do dia é realizada nas escolas, por isso destaca-se que os alunos conseguem cultivar tanto para a alimentação na escola, quanto para suas residências, beneficiando ambos os lados.

Cada bolsista é encarregado de três a quatro escolas, com o objetivo de instruir os alunos em diversas atividades como: o manuseio correto das composteiras, das hortas agroecológicas, sendo elas suspensas, verticais ou convencional (horizontal) e o cultivo de hortaliças como alface, rúcula, salsa, cebolinha, repolho, couve, beterraba entre outros. Com os conhecimentos adquiridos no projeto espera-se impactar as famílias, pois cada escola é um espaço de educação ambiental e produção de alimentos saudáveis.

Envolvendo os alunos diretamente no cultivo de alimentos, o projeto não apenas promove a autonomia alimentar, mas também instiga um senso de responsabilidade ambiental. O projeto Hortas Escolares Agroecológicas, fornece aos alunos não apenas conhecimentos práticos agroecológicos, mas também uma compreensão mais profunda da importância da agricultura sustentável. A iniciativa vai além do currículo educacional tradicional, desenvolvendo uma relação  profunda com a  natureza. O projeto tem um impacto tangível na comunidade local, ao compartilhar os excedentes da produção com famílias necessitadas, a iniciativa contribui para a redução da insegurança alimentar e fortalece os laços sociais na comunidade. A expansão dessa iniciativa e outras semelhantes em todo o país não apenas enriquecerá a educação dos alunos, mas também promoverá práticas sustentáveis ​​e contribuirá para a construção de uma sociedade mais resiliente e consciente. O Projeto Hortas Escolares Eco Viamão, assim, se destaca como um modelo valioso para um futuro mais saudável e sustentável.



Palavras-chave


Agroecologia; Insegurança alimentar; Hortas escolares.