Última alteração: 09-11-2023
Resumo
A leitura literária se efetiva como uma experiência de deleite e de produto de conhecimento na vida dos leitores por meio de duas ações: no espaço íntimo, a individualidade do sujeito que, no processo que vai desde a decodificação da língua até a compreensão do que lê, tem acesso à cultura letrada e desenvolve suas competências de leitura, mas também aprimora sua sensibilidade e identificação no relato trazido pelas personagens e mundos narrados, tão próximos e tão distantes das vivências cotidianas de quem lê; no espaço público, a oportunidade de comunicar o que se leu, ouvir e trocar com outros sujeitos opera sentidos mais profundos e diversos à materialidade da leitura e ao discurso literário, formando, assim, uma comunidade de leitores autônomos, emancipados intelectualmente e críticos. Dessa maneira, a linguagem literária se potencializa como processo de identificação e de empoderamento que acontece por toda a vida, não apenas no ambiente escolar. Nesse sentido, nosso estudo parte dos pressupostos teóricos do letramento literário, como um ato contínuo em que o sujeito leitor e compartilhador de sua experiência se apropria da literatura como linguagem. Como forma de democratizar a leitura literária, tornando-a acessível a todos e todas, várias iniciativas têm sido realizadas por instituições, governos ou por grupos de pessoas que se ligam afetivamente através dos livros. Tais ações de estímulo à leitura utilizam estratégias de mobilização coletiva diferenciadas, pois podem se tratar de atividades com propósitos, públicos, ambientes, frequência e até mesmo organização muito singulares. Algumas dessas estratégias de leitura socializada têm sido exploradas em textos teóricos (artigos e livros) que abordam os processos de formação de leitores literários em diferentes espaços de atuação do mediador de leitura (na escola, na família, na biblioteca, na comunidade), e estão sendo lidos e discutidos pela equipe deste projeto. Em paralelo, está sendo realizado um levantamento dos aspectos constituintes de cada estratégia de leitura socializada, com vistas à sistematização em um quadro comparativo, no qual serão apresentados tais elementos, suas aproximações e suas especificidades. Dessa maneira, esta pesquisa, por ora em sua fase inicial, pretende apontar caminhos para um percurso formativo de quem participa dessas ações coletivas de incentivo à leitura, sobretudo para os agentes mediadores que mobilizam em suas comunidades a aplicabilidade dessas estratégias. A partir de então, o produto final deste estudo almeja disponibilizar, para a comunidade interna e externa do IFRS, um material de apoio com orientações didáticas que possam contribuir para ações mais efetivas - e por que não dizer - afetivas com a leitura de literatura.