Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Curso de Marketing Digital para empreendedores de Viamão
Camile Broker Pizzolato, Priscila Silva Esteves, Nilo Barcelos Alves

Última alteração: 07-11-2023

Resumo


A ascensão das redes sociais trouxe uma verdadeira revolução na forma como as empresas interagem com o seu público e promovem os seus produtos ou serviços. Nesse contexto, as habilidades e a presença ativa dos empreendedores nas redes sociais assume uma importância cada vez mais crucial para o andamento e progresso de seus negócios. Diante dessa necessidade, surgiu a iniciativa, desenvolvida pelas bolsistas dos projetos do campus Viamão, intitulada "IFRS contribui" e "IFRS mais empreendedor", resultando na criação da "Apostila IFRS contribui". Esta apostila foi concebida com o objetivo principal de auxiliar na capacitação de empreendedores, proporcionando-lhes uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais das principais redes sociais, que incluem o Instagram, WhatsApp Business e Facebook. Sua primeira edição ocorreu em 2022 durante um dia e diante de seu sucesso revelou uma demanda significativa por conhecimento sobre mídias sociais, o que motivou o aprimoramento do material e a partir disso foi organizada a segunda edição do curso este ano. A segunda edição da apostila foi conduzida dividida em duas partes em dias distintos para melhorar o andamento e a compreensão dos participantes e assim conseguir abranger o conteúdo de maneira mais dinâmica, ela ocorreu com a participação ativa de uma comunidade de economia solidária composta em sua maioria por mulheres. Ao longo dos dois dias do curso, contamos com a participação de um total de 15 integrantes. Foi observado que a maioria desses participantes estava na faixa etária acima dos 30 anos e enfrentava desafios significativos, inclusive na compreensão do nível básico do uso das redes sociais. Entretanto, à medida que o curso avançava, tornou-se evidente um progresso notável na habilidade desses indivíduos em lidar com as redes sociais e utilizá-las em seus negócios. A partir da conclusão desta segunda edição da apostila foi possível mensurar a importância de capacitar empreendedores nesse domínio fundamental. Considerando essa experiência e a demanda contínua por aprendizado, torna-se evidente a necessidade de dar continuidade ao projeto e criar novas turmas, é desejado uma frequência anual maior de edições, visando abranger um número maior de empreendedores e empreendedoras. Isso nos possibilita prever um impacto profundamente positivo, a "Apostila IFRS contribui" não apenas impulsionará os negócios dos empreendedores envolvidos, mas também contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social da região, gerando oportunidades e promovendo o sucesso de todos os envolvidos. O impacto positivo das redes sociais no mundo dos negócios é inegável, e o conhecimento fornecido por iniciativas como essa desempenha um papel crucial no sucesso dos empreendedores na era digital, deixando um legado de crescimento e prosperidade.

Palavras-chave


Redes Sociais; Empreendedor; Curso