Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
A Importância e função do marketing no dia a dia de uma empresa
Marina Toffoli Santos, Raissa Perdomo Lopes dos Santos, Giulia Toffoli Rodrigues, Marina Santos de Souza, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


Dentro da administração, temos o marketing. No trabalho, foram abordados os seguintes conceitos, o que é o marketing, seus pilares e suas funções. Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valores que satisfaçam todas as necessidades do mercado por meio de produtos, serviços, que podem ser do interesse dos consumidores. Marketing é também um conjunto de técnicas e métodos que são aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, tanto público, vendas e produtos são importantes para o desenvolvimento de empresas. O Marketing desempenha muitas atividades dentro de uma empresa, como determinar características do mercado, medir o potencial do mercado, analisar a participação do mercado e as fases de venda, realizar o benchmarking , potencializar a entrada de um novo produto, realizar previsões de curto e longo prazo, realizar as definições dos objetivos empresariais e estudar e analisar as tendências dos negócios empresariais, entre outras mais atividades, a área não é apenas responsável pela publicidade, comerciais, divulgações e design bonitos, vai muito além disso. O Marketing possui três grandes pilares dentro de um negócio, gestão de produtos e serviços, gestão de clientes e gestão de marcas. A gestão de produtos e serviços é baseada nos 4 p’s do marketing, já a gestão de clientes separa um público com preferências parecidas e assim criando um público alvo de uma empresa, e por último a gestão de marcas que se estrutura na ideia branding da marca, que é a sua visão, valores, missão e propósito, assim criando um vínculo com os clientes. Nesses três grandes pilares podemos observar que o marketing tem um papel fundamental em uma marca/empresa e pode decidir seu sucesso no mercado. Marketing deriva do termo em inglês Marketing, que significa mercado, no caso, o estudo das causas, objetivos e os resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas costumam lidar com o mercado. Foram utilizados sites e artigos para a fundamentação teórica da pesquisa e foi realizada uma entrevista com Thais Tomazoni, da agência Creart, para entender como funciona o marketing na prática. Segundo a mesma, “Sem marketing, não conheceríamos as marcas”. Portanto, o marketing é muito importante na vida das pessoas, porque espalha informações e influenciam a compra de “tecnologias” e outros instrumentos que facilitam no dia a dia. Dentro da área de marketing, existem ferramentas utilizadas desde empresas grandes até empresas pequenas. Empresas de grande porte geralmente utilizam softwares e sistemas mais modernos e aprimorados, enquanto empresas menores costumam utilizar em sua maioria, aplicativos de redes sociais e de edição, como por exemplo o Capcut, Instagram, Telegram, Tiktok, Canva, Pinterest, Picsart, Google Analytics, shoppe, Shein, Amazon e Youtube. Esse trabalho teve como intuito mostrar a importância do marketing e sua utilidade.


Palavras-chave


Empresas; Marketing; Marcas.