Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Reconhecimento das raízes negras dentro dos currículos escolares IFRS-campus Canoas.
Thatielly Silva da Costa, Cleusa Albilia de Almeida

Última alteração: 09-11-2023

Resumo


A reflexão surge com o propósito de maior valorização da cultura identidade afrocentradas no currículo do ensino médio integrado, e para pensar sobre o modo como as narrativas e tessituras podem contribuir com o processo de construção da identidade e empoderamento afro. Para este trabalho utilizaremos algumas reflexões baseadas na Lei  11. 645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas. O cumprimento dessa lei com as práticas de leituras afrocentradas vinculadas às redes sociais, novos locais de discussões e construções e críticas. Ancorada nos objetivos do projeto,  de fomentar um espaço de aprendizado e compartilhamento das Manifestações Literárias que auxiliam na valorização da cultura afrocentrada nos currículos. As redes sociais são usadas para a divulgação das ações do projeto, como eventos, sorteios e divulgação de obras de autoras que dão base a esse processo de desconstrução social. Para dar maior visibilidade às discussões afrorreferenciadas  vários posts foram criados com o propósito de engajamento no Instagram, com o intuito de incentivar a participação no evento do IFRS - campus Canoas, com diversas oficinas focadas na cultura afrocentrada e indigena e em conhecimentos culturais, levando conhecimento e representatividade sobre essas pautas afrocentradas. Em conjunto com as redes sociais, há um website em funcionamento com o objetivo de armazenar informações de eventos, futuros e manter um histórico das ações que já foram executadas até o momento, como vídeos sobre a literatura afrocentrada, dando contribuições e resenhas contos/artigos lidos. O efetivo projeto atende a comunidade interna e externa do campus Canoas a partir das reflexões e aprendizagens utilizando-se de mídias sociais para o compartilhamento de manifestações literárias e conhecimentos adquiridos no desenvolvimento e no modo de dar visibilidade a essa pauta, com isso pretende-se alcançar mais estudantes/leitores e críticos a partir dos premissas estabelecidas e com o intuito de manter a legislação em pauta e dentro de toda a temática afrorreferenciada.



Palavras-chave


Literatura, Currículo, Legislação.