Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Todos nós aprendemos: educação e psicanálise
Manuela Morschbacher, Rogerio Foschiera

Última alteração: 08-11-2023

Resumo


O aprendizado na perspectiva psicanalítica: educação e conhecimento, apresenta uma exemplificação dos processos de aprendizagem a partir de conceitos psicanalíticos, dentro do projeto “A centralidade da linguagem na experiência psicanalítica”, que tem como objetivos: compreender a importância e o papel da linguagem na psicanálise; Identificar os principais conceitos que fundamentam a compreensão psicanalítica sobre o papel da linguagem. Este trabalho realizou leituras sobre a temática a partir de autores e obras fundamentais:  “A inteligência aprisionada” de Alícia Fernández, “Educação e Psicanálise” de Rinaldo Voltolini”, e a transcrição de uma conferência por Sara Pain “Organismo, corpo, inteligência e desejo”. A partir dessas fontes de pesquisa, o trabalho utiliza uma metodologia qualitativa e hermenêutica, relacionando os pensamentos e conceitos através de um processo dialético, no qual os registros são feitos através de produções textuais. A pesquisa atingiu resultados parciais, sendo possível elaborar um material dinâmico que proporciona a óptica da psicanálise com fragmentos da epistemologia genética diante do aprendizado e do conhecimento como objetos sociais, complexos e transformadores. Após uma abordagem geral do conhecimento como fruto da sociedade e cultura, o aprendizado e seus mecanismos inconscientes são exemplificados com foco no sujeito enquanto criança, provando que a linguagem é essencial para a existência do conhecimento e sua inserção na vida do indivíduo ainda jovem. Portanto, é conclusivo que o aprendizado é um fenômeno transformador, pois ocorre de maneira muito complexa, e inconsciente. O aprendizado funciona a partir do Outro, pois antes de ser conhecimento do indivíduo, o conhecimento é do Outro, fazendo com que essa ação esteja presente no campo desejante, pois o aprendiz idealiza a figura do educador, acreditando que o mesmo tem algo a lhe oferecer, renunciando à si mesmo em troca do conhecimento. O trabalho atual prova-se relevante pois através da compreensão da educação, do significado da aprendizagem, e a aquisição e transmissão de conhecimento, foi possível exemplificar como a linguagem e a mente do indivíduo funcionam diante do aprender.


Palavras-chave


Psicanálise; Educação; Aprendizado

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.