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A DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES VULNERÁVEIS
Anna Lidia Fel De Oliveira, Luísa Spadoni Souza, Luiza Bortoli Foschiera

Última alteração: 13-10-2022

Resumo


O mercado da moda é um dos mais poluentes do mundo. O consumo está sendo excessivo, as indústrias não param de produzir, o meio ambiente é muito atingido pelas atitudes de produtores e consumidores. Dentre as diversas vulnerabilidades que o consumidor pode ter, a sua experiência no consumo de moda é uma delas. Nesta pesquisa objetiva-se aprofundar a compreensão sobre o que é um consumidor vulnerável e como ele se relaciona com a moda. O projeto também visa estudar a economia circular, as mudanças que os produtores e vendedores  estão aplicando em seus negócios como alternativa de se diferenciar no mercado, ganhar influência, tornar a moda mais sustentável e dar a oportunidade do consumidor adotar escolhas mais sustentáveis. Para a realização deste trabalho, desenvolveu-se  uma pesquisa aprofundada dos consumidores vulneráveis de baixa renda, assim como, encontros virtuais e reuniões presenciais para discutir sobre o tema, para enfatizar, foi estudado sobre os temas de consumo vulnerável, moda e economia circular. Para prosseguir, na próxima etapa presume-se uma pesquisa com  consumidores vulneráveis que são o público-alvo do projeto. Após as leituras, verifica-se que, no momento da compra, há diversas características em comum entre os consumidores de baixa renda. Identifica-se uma procura maior por produtos que estão em alta e são de marcas famosas. A vulnerabilidade é mais expressiva no momento de decisão de compra, o que ocorre devido às influências originadas pelas tendências de mercado e a busca pelo desenvolvimento de uma imagem pessoal a partir do consumo. Na economia circular, analisou-se alternativas para os consumidores comprarem roupas mais sustentáveis. A presente pesquisa possibilitou um melhor conhecimento do consumidor vulnerável no processo de compra. Ao entender quais são as motivações e influências de compra do consumidor de baixa renda e o quanto ele é vulnerável na hora de decidir o que vai comprar, busca-se contribuir para a conscientização e decisão de compra  no mercado da moda.



Palavras-chave


Consumidor vulnerável; Moda; Baixa renda.