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Hortas Escolares Agroecológicas e a promoção da reconexão pós pandemia dos alunos em escolas de Viamão, RS
Tiago Lopes de Oliveira, Claudio Fioreze

Última alteração: 14-10-2022

Resumo


Uma das maiores avarias da pandemia de covid-19 devido ao necessário afastamento das crianças das escolas foi o comprometimento da aprendizagem e do convívio social, além de deixar o ambiente escolar mais distante. É nesse contexto que o projeto Hortas Escolares Agroecológicas voltou à cena trazendo temas de educação ambiental, alimentação saudável e ação cooperada, contribuindo assim para uma reaproximação de alunos e comunidade do dia a dia escolar. Fruto do programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno) cujo propósito é a implantação e a gestão democrática de projetos e atividades agroecológicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, o projeto Hortas é uma ferramenta auxiliar, prática e lúdica de ensino interdisciplinar via reconexão com elementos da natureza: solo, plantas, água, alimentos, paisagem. Para isso foram feitas reuniões com professores e demais funcionários das escolas, oficinas, encontros em sala de aula com os alunos, mutirões a campo, etc. Nas escolas em que atendo (Farroupilha, Orieta e Tolentino) iniciamos com mutirão de limpeza, contando com a participação dos alunos, trazendo mais dignidade ao ambiente escolar. As composteiras já foram feitas ou estão em processo de implantação. Trabalhos com hortas verticais e suspensas (garrafas pet) já tiveram início também, assim como estão sendo planejados e executados os relógios do corpo humano, estes baseados na medicina oriental alternativa e na fitoterapia. Em cada atividade, tanto o corpo docente, quanto o discente demonstraram aceitação e interesse pelo projeto, aumentando seu valor pedagógico, evidenciando o potencial transformador no ambiente escolar e resgatando o vínculo entre aluno e escola. Outrossim, o fomento à participação dos alunos no projeto e como ele se aplica no seu dia a dia, agrega conhecimento sobre sie seu contexto socioeconômico e ambiental, havendo uma interação com os espaços da escola, da sua casa e da sua comunidade. O convívio com a terra, as plantas, as ferramentas, a reciclagem e a alimentação saudável, a partir das escolas, pode ser um gatilho positivo para a adoção destas práticas em suas famílias (hortas domésticas) e comunidades (hortas urbanas). Por ser um projeto de longo prazo e educativo, portanto crítico, o projeto Hortas Escolares Agroecológicas continuará contribuindo para um ambiente escolar mais solidário, saudável e cada vez mais próximo da realidade dos alunos, ampliando sua visão de mundo de forma interdisciplinar e sustentável, sem o que nosso futuro comum continuará em enorme perigo.

Palavras-chave


Agroecologia, educação ambiental, interdisciplinaridade.