Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Tecnologias utilizadas no projeto Contratarte
João Vitor Vericimo Jung, Priscila Silva Esteves, Maíra Bae Baladao Vieira, Danilo Mattes Navarro Filho

Última alteração: 12-10-2022

Resumo


O projeto ContratArte surgiu no ano de 2020 durante a pandemia com uma ideia de aproximar, conectar e facilitar o contato entre artistas e consumidores das artes. Junto a isso, percebeu-se que, decorrente da situação pandêmica, seria necessário o uso de ferramentas digitais para que o projeto tomasse forma e pudesse, então, chegar ao ponto que está hoje. Desde o início da ContratArte, aproveitou-se de tecnologias de fácil acesso que, inicialmente, não requisitariam investimento monetário, portanto, foram utilizadas ferramentas como: Google Meet, Google Drive, Gmail, Quire, RocketChat, Zapier, MailChimp e Wix. Elas forneceram e continuam fornecendo suporte ao andamento do projeto. Ferramentas como Google Meet, Gmail e RocketChat servem para manter a comunicação da equipe, realizar reuniões semanais e também manter o contato com os artistas e interessados na ContratArte, foi através deles que o projeto nasceu. Para a estruturação das tarefas e das necessidades que cada equipe tem, é necessário o uso de um organizador de tarefas, que, no caso, é a ferramenta Quire. Com ela, podemos definir o que cada membro do projeto irá fazer na semana, também é possível organizar o cadastro de artistas, facilitando o processo de inserção do artista no site e a visualização da fase em que o mesmo está. O responsável por fazer o intermédio entre Site e Quire para o cadastro é o Zapier, que serve como ferramenta de conexão entre aplicativos diferentes, assim como acontece no projeto, juntando Wix e Quire. Já que citado, Wix é a base do projeto, é utilizado para criar e hospedar o site da ContratArte (www.contratarte.com.br). A partir dele, as oportunidades são diversas, uma vez que nele existem várias ferramentas dentro do criador de sites, desde mudança de cores para uma melhor personalização visual até análise de fluxos do projeto. Entre as necessidades da ContratArte, observou-se que precisaríamos de algumas formas para manter a conexão com o público, então, iniciou-se o envio de Newsletters, que chamamos de “Artletters”. Para isso, utilizamos a ferramenta de Mail Marketing MailChimp, com ela, é possível enviar emails personalizados da forma que for melhor para manter esse vínculo com todos interessados. A partir dessas ferramentas, projetos como a ContratArte são possíveis.



Palavras-chave


Ferramenta, ContratArte, Projeto.