Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
APRENDENDO COM O CONTEXTO: MONITORIA DE ESTUDOS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL JUNTO À INDÚSTRIA CALÇADISTA - RELATO DO PROJETO DE ENSINO DO IFRS CAMPUS ROLANTE
Jeniffer Nicoli Tolksdorf, Jean Pierre Gross de Brito, Luana Cristina Petter dos Santos

Última alteração: 10-10-2022

Resumo


O projeto de ensino “Aprendendo com o Contexto: monitoria de estudos em Responsabilidade Social e Ambiental junto à indústria calçadista” tem como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem a partir da relação entre teoria e prática da temática de sustentabilidade aplicada ao contexto da indústria calçadista. Esta temática é estudada no componente curricular Responsabilidade Social e Ambiental, que é ofertado para o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e para o curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais no IFRS Campus Rolante. Salienta-se que o projeto de ensino não se limita a tais estudantes, visto que estudantes de outros cursos ofertados no campus e discentes que ainda não estão cursando os componentes citados também são convidados a refletir, discutir e aprender sobre responsabilidade social e ambiental considerando a indústria calçadista, visto que assuntos relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável atravessam diversos conteúdos, componentes curriculares e cursos. Assim, este projeto busca destacar a importância da sustentabilidade na vida profissional e pessoal dos estudantes do IFRS Campus Rolante, a partir do contexto onde vivem. O Brasil é o quinto maior produtor de calçados do mundo e o Rio Grande do Sul é responsável por aproximadamente 20% da produção, com base na produção de 2020. No estado, a região do Vale do Paranhana é considerada um polo calçadista, por possuir uma estrutura favorável para a produção. Nesse sentido, a indústria calçadista é significativa para o desenvolvimento socioeconômico desta região. Particularmente, parte da população economicamente ativa da cidade de Rolante está empregada direta ou indiretamente no setor calçadista. Contudo, questões sociais e ambientais podem se configurar como um desafio para essas indústrias. O projeto está em andamento, sendo desenvolvido em sua primeira edição a partir da análise de conceitos estudados no componente curricular e sua aplicação no contexto da indústria calçadista. São selecionados conteúdos estudados em Responsabilidade Social e Ambiental e, com base nesta coleta, é feita uma análise com dados secundários da indústria calçadista, buscando entender como as empresas vêm trabalhando com o conteúdo selecionado. O resultado desta análise está sendo divulgado para estudantes do IFRS Campus Rolante através de palestras. Ainda, planeja-se utilizar redes sociais e outras formas de divulgar os conteúdos, tais como cartazes para os murais da escola e textos curtos para disponibilizar aos estudantes, de modo a contribuir com a aprendizagem com o contexto. Dessa forma, estudantes podem se apropriar de assuntos importantes dentro da sua realidade, que serão aprofundados e debatidos no componente curricular Responsabilidade Social e Ambiental. Espera-se que o projeto possa ampliar a compreensão e aprendizagem dos estudantes sobre a sustentabilidade a partir do contexto onde vivem, trocam e compartilham experiências.

Palavras-chave


Responsabilidade Social e Ambiental; Indústria Calçadista; Ensino e Aprendizagem.