Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA O CRESCIMENTO DE PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS COMO O ECOVIAMÃO
Laura Pereira, Claudio Fioreze

Última alteração: 14-10-2022

Resumo


Na última década, o uso da internet aumentou de forma rápida e significativa no mundo, tendo atingido a marca de aproximadamente cinco bilhões de usuários em janeiro de 2022. É perceptível como as redes sociais possuem forte influência na vida das pessoas, sendo hoje um dos pilares da globalização. A partir do enorme alcance que conseguimos por meio da internet e das redes sociais, chegando a lugares distantes e pessoas novas, é notável a facilidade que existe em transmitir ideias e expandir ações. Com isso, ficam claras as vantagens de se valer das mídias digitais para divulgar e auxiliar no crescimento de programas com viés social, assim como o programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno). O EcoViamão tem como objetivo a implantação e a gestão democrática de projetos e atividades agroecológicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tais como o Hortas Escolares Agroecológicas, a Segurança Alimentar, a Cooperação e Agroecologia em Comunidades Mbyá-Guarani de Viamão/RS e a Alimentação Saudável, temas muito significativos e que merecem visibilidade para além dos arredores do IFRS - Campus Viamão. O projeto de desenvolver e gerenciar as mídias sociais do programa EcoViamão tem o propósito de continuar levando conhecimento, sensibilização, motivação e conscientização sobre tudo o que contempla a iniciativa, além de gerar conteúdo sobre a importância da alimentação saudável, da produção de base ecológica e da necessária reconexão do ser humano com a natureza. Ao divulgar suas atividades e ações, procura-se atingir um maior número de pessoas e trazer maior reconhecimento ao programa, conquistando, assim, novos apoiadores e colaboradores. A gestão de mídias é feita a partir de canais digitais e redes sociais, tais como YouTube, Instagram, Facebook, podcasts e grupos de WhatsApp, por meio da produção e publicação de conteúdo, como cards com temáticas educativas referentes ao viés agroecológico do programa, de atualizações com fotos das ações realizadas pelos demais bolsistas e da divulgação de eventos com a sua participação. Ao levarmos em conta a primeira publicação no Instagram oficial do programa (@ecoviamao) em 2022, feita em 21 de junho, que teve um alcance de 435 contas — sendo destas 344 já seguidoras do perfil e 91 não seguidoras, e uma publicação posterior, feita em 1 de agosto, que alcançou 397 contas — sendo 247 seguidores e 150 não seguidores, além de um vídeo publicado no dia 27 de junho, que alcançou 1402 contas, podemos observar um aumento relevante na divulgação do programa para pessoas que não o conheciam antes. Dessa forma, o projeto de apoiar o desenvolvimento e a gestão de mídias sociais do EcoViamão atinge o objetivo de auxiliar o seu crescimento, ao levar os projetos e suas ideias sustentáveis a mais pessoas por meio das redes sociais e da geração de conteúdo. Além de mostrar sua importância ao abranger um número crescente de indivíduos, disseminando o programa e engajando audiência, conscientizando ao compartilhar conhecimento sobre práticas agroecológicas.

Palavras-chave


gestão de mídias, EcoViamão, redes sociais.