Última alteração: 11-10-2022
Resumo
O cenário encontrado em nossa sociedade tem refletido diretamente nas emoções que sentimos, assim como também nas relações humanas mantidas no cotidiano. Percebe-se que muitas problemáticas estão sendo diretamente reverberadas em nossos processos pedagógicos, sendo necessárias intervenções que auxiliem nosso desenvolvimento emocional. Assim, o projeto de ensino “Fala Gurizada!” oferece um espaço de escuta e reflexões com o intuito de compreender o contexto atual para, então, propor ações que contribuam para um cenário mais propício para alcançarmos melhores níveis de aprendizagem, sucesso educacional e relações saudáveis. A metodologia adotada foi a realização de duas rodas de conversa semanais, em dia e horários fixos. Entretanto, a proposta apresentada tem por objetivo atender estudantes de todos os níveis de ensino e períodos (matutino, vespertino e noturno), desta forma, os acolhimentos dos estudantes do período noturno são organizados de acordo com a demanda, que pode ser solicitada pelos próprios alunos ou por professores que tenham interesse em ceder horários de aula para tratar assuntos específicos de suas turmas. Os resultados das discussões serão compartilhados com os setores responsáveis por desenvolver ações de intervenção em casos de sofrimento emocional, dificuldades de adaptação e permanência no campus, de prevenção da evasão, de promoção do sucesso acadêmico por meio de orientação pedagógica, além de contribuir para o planejamento de ações estratégicas que compõem o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Plano de Ações anual e o plano de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIAAPE). Através de rodas de conversa e escuta ativa e respeitosa, busca-se oferecer aos estudantes acolhimento e despertar o sentimento de pertencimento para com a instituição de ensino, promovendo-se um ambiente propício para o desenvolvimento da aprendizagem e construção social dos estudantes. O distanciamento social interferiu na concepção de espaço escolar existente e, hoje, são notáveis os impactos emocionais causados por este momento em que a construção dos hábitos adquiridos durante a trajetória escolar foi interrompida e afetada. Através desta proposta de acolhimento social busca-se estreitar os laços da comunidade escolar do IFRS/Viamão e diminuir os efeitos do distanciamento social. Este que, além de todos os problemas sanitários, ainda traz um legado social que reflete no socioemocional humano. O projeto encontra-se em desenvolvimento, sendo trabalhadas as melhores formas de ação, buscando-se a diminuição dos níveis de abandono e insucesso acadêmico em nossa instituição. Entre as impressões percebidas durante as primeiras “Rodas de conversa” realizadas, podemos citar algumas angústias que incidem sobre a comunidade escolar atendida, como a ansiedade dos tempos atuais e dificuldades em lidar com o ambiente acadêmico. As primeiras experiências também levaram a buscar readaptações na oferta do projeto, buscando se adequar à disponibilidade e busca dos alunos e às dificuldades de participação em turno inverso. Apesar do pouco tempo de realização das rodas, é possível verificar que os estudantes estão comprometidos em participar das atividades propostas e demonstram o fortalecimento do vínculo com a equipe responsável pelo projeto e entre os pares de diferentes séries.