Última alteração: 11-10-2022
Resumo
A adoção efetiva da sustentabilidade em empresas exige ações que extrapolam os seus limites, incluindo as diversas partes que formam as suas cadeias de suprimentos. É preciso que empresas que fazem parte da cadeia estabeleçam um relacionamento mais próximo e desenvolvam ações e práticas de sustentabilidade em conjunto, principalmente por meio do engajamento, colaboração e comunicação. Nesse contexto, emerge o conceito de sustentabilidade em cadeias de suprimentos. Este conceito tem como base a integração das dimensões da sustentabilidade (econômica, ambiental e social, seguindo a abordagem Triple Bottom Line) em todos os elos e negócios da cadeia. A temática vem ganhando crescente interesse por parte de indústrias de todos tamanhos e setores de diversos lugares do mundo. Diante disso, destacam-se as cadeias de suprimento calçadistas do Brasil. O Brasil posiciona-se como o quinto maior produtor de calçados do mundo. O Rio Grande do Sul é responsável por aproximadamente 20% da produção nacional e, no estado, as regiões do Vale do Rio dos Sinos e Vale do Paranhana são consideradas polos calçadistas. A indústria calçadista também é responsável por impactos sociais e ambientais, o que evidencia a necessidade de estudar ações de sustentabilidade nessas cadeias. O objetivo desta pesquisa é analisar a adoção de ações de sustentabilidade em cadeias de suprimentos calçadistas do Vale do Paranhana/RS e Vale do Rio dos Sinos/RS. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a organizações que compõem cadeias de suprimentos calçadistas, localizadas nas referidas regiões. A pesquisa está em andamento, e a primeira etapa envolveu a realização de uma revisão sistemática da literatura. Seguindo as orientações de autores da área de pesquisa, a revisão apontou 54 artigos. De acordo com os artigos analisados, ações voltadas às dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade são mais adotadas em cadeias de suprimento calçadistas. Iniciativas para aumento da competitividade da cadeia, terceirização, redução do impacto ambiental da produção e destinação ambientalmente correta de resíduos estão dentre os principais focos dos artigos. Poucos estudos focam em ações referentes à ampla dimensão social da sustentabilidade. Atualmente, a pesquisa encontra-se na etapa de levantamento de campo, com a coleta de dados primários e secundários, a partir de entrevistas, visitas técnicas, documentos e publicações. Empresas estão sendo selecionadas para participação no estudo e contatos com tais organizações estão sendo realizados. Resultados parciais desta etapa incluem dados de uma entrevista realizada com a diretora de uma empresa calçadista voltada para o público infantil. A produção é terceirizada, iniciada a partir dos pedidos dos consumidores. Conforme a entrevistada, sustentabilidade é a duração de um produto de qualidade, que é produzido em uma lógica de slow fashion, de forma unissex e com aproveitamento de todo material utilizado. Identificou-se que a empresa adota ações voltadas à redução e aproveitamento dos resíduos gerados na produção, ações de compra de materiais de fornecedores locais e ações de valorização da mão-de-obra, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Espera-se que os resultados apontem evidências empíricas da adoção de ações de sustentabilidade em empresas calçadistas.