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Hortas escolares e a educação ambiental
Vinícius Brod Decker, Claudio Fioreze

Última alteração: 14-10-2022

Resumo


A educação ambiental é um processo contínuo de aprendizado que visa salientar a
importância da preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Neste
sentido as hortas escolares agroecológicas são consideradas excelentes ações
educacionais interdisciplinares. As hortas escolares possibilitam alunos, professores
e a comunidade envolvida a exercer atividades diretamente ligadas ao meio
ambiente. As atividades desenvolvidas podem ser, por exemplo, o plantio de
hortaliças, a construção de canteiros e composteiras ou até mesmo a observação
do desenvolvimento das diferentes espécies vegetais presentes na horta. Este
trabalho tem como objetivo implementar de forma cooperada as hortas
agroecológicas em escolas do município de Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil. As
hortas agroecológicas prezam a não utilização de agrotóxicos, alimentação
saudável, educação ambiental e o trabalho cooperativo. Para a realização deste
trabalho foram selecionadas um total de 31 escolas da rede estadual, sendo de
minha responsabilidade um total de quatro escolas: EEEM Açorianos, EEEM Barão
de Lucena, Escola Novo Lar e Escola Caminho do Meio. Estas escolas totalizam
cinco docentes, oito merendeiras e 50 alunos. O trabalho é executado
semanalmente, um dia em cada escola, em conjunto a coordenação, professores e
alunos. O programa EcoViamão proporciona auxílio com ferramentas, insumos e
equipe de apoio técnico. Em cada escola foram então realizadas oficinas, mutirões e
rodas de conversas sobre a importância da horta agroecológica e seus benefícios.
Os envolvidos, alunos e docentes, trabalharam diretamente na construção de
canteiros e composteiras, além de executar o plantio de hortaliças e temperos
como, por exemplo, alface, tomate, rúcula, repolho, couve, cebolinha, salsa e
beterraba. As hortaliças e temperos, quando estiverem com seu desenvolvimento
completo, serão colhidas pelos alunos e destinada à merenda escolar. Neste
processo de construção da horta notou-se o desenvolvimento criativo, construtivo e
disciplinar de alunos e professores. Este trabalho também estimulou o
cooperativismo entre a comunidade, auxiliando no seu desenvolvimento, formação e
aperfeiçoamento.


Palavras-chave


Hortaliças; Natureza; Composteira

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