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RELÓGIO DO CORPO HUMANO: UMA EXPERIÊNCIA VIVA EM VIGOR EM ESCOLAS ESTADUAIS DE VIAMÃO
Sheila Andresa Santos, Claudio Fioreze

Última alteração: 14-10-2022

Resumo


O projeto do relógio do corpo humano é uma ferramenta pedagógica importante para desenvolver valores nas escolas relacionados ao projeto Hortas Escolares Agroecológicas/EcoViamão, uma ferramenta para a educação ambiental, a cooperação e a segurança alimentar. Ao ajudar os estudantes a se reconectar com a natureza, entender o contexto sobre alimento saudável e a importância das escolas, o projeto cumpre importante papel social e ambiental, além de saúde mental e coletiva. Uma das práticas recomendadas é o relógio do corpo humano, o qual é baseado na cultura chinesa, o qual apresenta o conceito de que plantas medicinais têm funções benéficas para cada um dos órgãos do corpo humano e potencializam melhor seu efeito em determinados horários do dia. O projeto foi implantado em algumas Escolas Estaduais de Viamão, sendo que naquelas que trabalho como bolsista já implantamos na Polivalente e estamos em fase inicial na Ayrton Senna.  Este projeto possibilita a prática de várias atividades pedagógicas integradas sobre as plantas medicinais, unindo a teoria e a prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de aprendizagem e fortalecendo o trabalho coletivo. Pode-se trabalhar disciplinas como matemática (geometria, trigonometria, cálculos), linguagens (as plantas e seu nome científico, popular, ingês, espanhol, indígena, etc.), ciências (o corpo humano, sistemas, aparelhos, órgãos), história, geografia, economia, saúde coletiva, etc. Além do relógio do corpo humano, os alunos participam de outras atividades, como construção e plantio em canteiros. As hortas podem ser no chão, em recipientes, verticais e horizontais, suspensas, etc., onde tem que usar a criatividade e a imaginação. O plantio é a parte preferida dos alunos, principalmente dos menores, que fazem muitas perguntas e ficam admirados com tantas possibilidades e encantados com o desenvolvimento das plantinhas que eles cultivaram. Em dias de chuva, as visitas não são interrompidas, pois seguimos com atividades educacionais com vídeos informativos sobre consumo consciente, inclusão, preservar e conservação ambiental. Dialogamos sobre como produzir alimentos sem utilizar substâncias tóxicas, compartilhando saberes de como desenvolver essas práticas nas escolas. Promover o contato dos estudantes com o ambiente natural e desenvolver a consciência crítica de que responsabilidade ambiental é de todos, não só dos adultos ou dos governos, enfim, propicia um ambiente de aprendizagem com mais sentido sobre conceitos muitas vezes abstratos de sustentabilidade e alimentação saudável. O apoio mútuo entre bolsistas também tem sido muito importante, além da equipe técnica do projeto, mostrando que o conhecimento é sempre produto de uma troca mediada pela realidade.

Palavras-chave


Relógio do corpo humano, hortas escolares e alimentação saudável