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IFRS - História no ar! (2021): Considerações sobre esporte, educação e saúde em tempos de pandemia
Luisa Fernandes Pereira, Leonardo do Nascimento Rosa, Gabriel Santos Berute

Última alteração: 12-10-2022

Resumo


A internet representou uma transformação profunda em todos os campos do conhecimento e das relações sociais, políticas e econômicas. São evidentes os fatores positivos a ela relacionados em todas essas áreas. Entretanto, é crescente – e cada vez mais preocupante – seu uso na difusão de preconceitos diversos, na manipulação da opinião pública por meio das chamadas fake news e na interferência em processos políticos que colocam em risco as bases da democracia liberal. Sendo assim, projeto IFRS - História no ar! (2021) tem como objetivo seguir propiciando um espaço de debate cientificamente embasado de temas relacionados ao campo do conhecimento das ciências humanas no formato de um podcast. A equipe do projeto adotou a metodologia de realizar encontros periódicos nas quais se discutia a preparação de cada episódio. Uma vez definido o tema a ser abordado, dava-se início à etapa de consulta e de análise de fontes para embasar a elaboração do roteiro e das intervenções dos membros da equipe durante cada episódio. Por fim, os programas foram editados disponibilizados nas plataformas de podcast. Foram gravados dois programas entre julho de 2021 e janeiro de 2022. Tendo como referência os Jogos Paralímpicos de 2021, o primeiro episódio contou com a participação do professor Carlos Fabre Miranda, docente de Educação Física no IFRS Campus Viamão, e analisou a importância do esporte paralímpico e seus vínculos com qualidade de vida, saúde, educação, atividade profissional e renda das Pessoas com Deficiência (PcD). No segundo episódio foi abordada a pandemia da Covid-19 buscando fazer um balanço da situação atual da doença e das medidas adotadas contra ela. Para tanto, contamos com a participação da enfermeira Fernanda Szczesny Mancilha do Centro de Saúde Modelo (Porto Alegre/RS) e com Jaqueline Hasan Brizola, historiadora especializada em História da Saúde e da Ciência e aluna do curso de doutorado em História do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi discutido o quadro da pandemia naquele momento e as consequências para a população (emprego, saúde, custo de vida e educação). A respeito da pandemia concluiu-se que o sistema público de saúde cumpriu um papel fundamental no atendimento da população e na redução dos efeitos da pandemia. Apesar disso, a falta de ações efetivas do governo brasileiro contribuiu para o agravamento das perdas humanas, sociais e econômicas no Brasil. Para a continuidade do projeto espera-se ampliar o número de episódios gravados e o público ouvinte.

Palavras-chave


Educação, Saúde, Políticas públicas

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